Repository logo
 
Publication

A responsabilidade social e as emoções positivas explicando a satisfação no trabalho:um estudo aplicado a instituições particulares de solidariedade social

dc.contributor.authorRibeiro, Cláudia
dc.contributor.authorLeal, Susana
dc.contributor.authorJorge Oliveira, Maria De Fátima
dc.date.accessioned2019-03-20T10:28:32Z
dc.date.available2019-03-20T10:28:32Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.description.abstractEste trabalho testa empiricamente como as perceções de responsabilidade social e as emoções (positivas e negativas) explicam a satisfação com o trabalho. Testa igualmente o efeito mediador das emoções na relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação com o trabalho. O estudo foi aplicado aos colaboradores de 17 instituições particulares de solidariedade social do concelho de Santarém (Portugal). A amostra abarca 370 colaboradores (94,3% são do género feminino; 56% possuem habilitações ao nível do 9º ano, 23% do 12º ano e 21% do ensino superior; 12% ocupam cargos de chefia). Os inquiridos têm, em média, 42,76 anos (dp: 10,12) e trabalham na instituição, em média, há 9,39 anos (dp: 7,69). O instrumento de recolha de dados referente às perceções de responsabilidade social foi adaptado de Rego, Leal e Cunha (2011), tendo sido retirados os itens que não se aplicavam ao setor de economia social (Leal, Ribeiro & Jorge, 2013). Os itens de emoções positivas e negativas foram retirados da escala de PANAS (Positive and Negative Affect Schedule; Watson, Clark & Tellegen, 1988). A satisfação com o trabalho foi medida com dois itens de Valentine e Fleischman (2008) e um de Nascimento (2011). As escalas de responsabilidade social e a das emoções foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. Nas análises, controlou-se o efeito do género, idade, escolaridade, antiguidade e o exercer (ou não) cargos de chefia. Os dados sugerem o seguinte: (a) as emoções positivas são positivamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global (média dos cinco fatores que compõem a RS); (b) as emoções negativas são negativamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global; (c) a satisfação global com o trabalho é positivamente influenciada pelas perceções de responsabilidade global e pelas emoções positivas; (d) as emoções negativas não influenciam de modo significativo a satisfação global das pessoas no trabalho; (e) as emoções positivas medeiam a relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação no trabalho, o mesmo não acontecendo com as emoções negativas. As facetas de responsabilidade social que mais influenciam a satisfação são a relativa aos colaboradores, a económica e a legal. Os resultados deste estudo podem ser utilizados na definição de uma política de gestão de recursos humanos que: valorize a conciliação da vida pessoal e profissional dos seus colaboradores; apoie os colaboradores que desejam adquirir formação adicional; encoraje os colaboradores a desenvolver as suas competências e carreiras; desenvolva um clima de trabalho propício às emoções positivas e que mitigue as negativas. Por outro lado, o respeito da legislação nomeadamente no que concerne à que regula a contratação e os benefícios dos trabalhadores, e a prestação de um serviço de elevada qualidade colocando as necessidades dos clientes no primeiro plano também contribuem para aumentar as emoções positivas e a satisfação das pessoas no trabalho.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, C., Leal, S. & Jorge, M. F. (Fevereiro, 2018). A responsabilidade social e as emoções positivas explicando a satisfação no trabalho : um estudo aplicado a instituições particulares de solidariedade social. Comunicação no Congresso Internacional da Unidade de Investigação do IPSantarém, Santarém, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2470
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEconomia socialpt_PT
dc.subjectInstituições particulares de solidariedade socialpt_PT
dc.titleA responsabilidade social e as emoções positivas explicando a satisfação no trabalho:um estudo aplicado a instituições particulares de solidariedade socialpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleCongresso Internacional da Unidade de Investigação do IPSantarémpt_PT
person.familyNameCristina Henriques Leal
person.familyNameJorge Oliveira
person.givenNameSusana
person.givenNameMaria de Fátima
person.identifierCaptSkQAAAAJ&hl=en
person.identifier.ciencia-idC11A-1BD1-73C5
person.identifier.ciencia-idF116-C54B-ED07
person.identifier.orcid0000-0002-8796-8289
person.identifier.orcid0000-0001-6960-9023
person.identifier.scopus-author-id35107182300
person.identifier.scopus-author-id57361408900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication15622722-860e-4471-b5c9-32b5bdc3ee02
relation.isAuthorOfPublication8a06b1f2-e3dd-40f1-ad68-38f2d1c90385
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8a06b1f2-e3dd-40f1-ad68-38f2d1c90385

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apresentação Ribeiro,Leal&Jorge 2018 Uiips.pdf
Size:
457.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: