Publication
Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)
dc.contributor.author | Luís, Telma | |
dc.contributor.author | Simões, Vera | |
dc.contributor.author | Ramos, Liliana | |
dc.contributor.author | Franco, Susana | |
dc.date.accessioned | 2021-11-15T21:38:17Z | |
dc.date.available | 2021-11-15T21:38:17Z | |
dc.date.issued | 2020-09-02 | |
dc.description.abstract | Considerando as especificidades e princípios do método Pilates, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução dos técnicos de exercício físico na atividade de Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após diversos procedimentos metodológicos para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dois critérios/dimensões (momento e conteúdo) e 15 categorias. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 técnicos de exercício físico na atividade de Pilates que permitiu caracterizar a sua intervenção assim como compará-la relativamente às fases da aula (aquecimento, parte fundamental e relaxamento/alongamento) e do exercício (antes, durante e após o exercício). Os resultados do estudo piloto demonstraram que a maioria das categorias referidas pelos técnicos de exercício físico estão de acordo com os princípios da modalidade de Pilates, o que pode justificar a sua elevada utilização. Foram encontradas diferenças no total da instrução nas diferentes fases da aula e entre as diferentes fases da aula e do exercício. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Luís, T; Simões, V; Ramos, L; Franco, S. (2021) Desenvolvimento, Validação e Aplicação Piloto do Sistema de Observação da Instrução do Instrutor de Fitness em Aulas de Pilates. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(1), 225-241 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.6018/cpd.382381 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1989-5879 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3728 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidad de Murcia | pt_PT |
dc.relation | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Projeto Nº UIDP/04748/2020 | pt_PT |
dc.subject | observação | pt_PT |
dc.subject | instrução | pt_PT |
dc.subject | Fitness | pt_PT |
dc.subject | Pilates | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 241 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 225 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cuadernos de Psicología del Deporte | pt_PT |
oaire.citation.volume | 21 | pt_PT |
person.familyName | Simões | |
person.familyName | Ramos | |
person.familyName | Franco | |
person.givenName | Vera | |
person.givenName | Liliana | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | 2610-B602-ED5B | |
person.identifier.ciencia-id | 4D17-C91B-A66E | |
person.identifier.ciencia-id | 3716-794D-E9E8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5124-2446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2858-3143 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5752-5233 | |
person.identifier.rid | N-4455-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55836215700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 122d5f8e-954f-4f4b-81ba-805256313449 | |
relation.isAuthorOfPublication | d1d38e5e-f0dc-48e7-98e5-a1cf5c335329 | |
relation.isAuthorOfPublication | c47225c0-3f0c-4d95-9e7e-5e8852210107 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d1d38e5e-f0dc-48e7-98e5-a1cf5c335329 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 1578-8423-cpd-21-1-225-241.pdf
- Size:
- 395.31 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format