Repository logo
 
Publication

Como podem os educadores desenvolver nas crianças competências no âmbito da organização e tratamento de dados, através das rotinas diárias?

dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.authorDimas, Maria do Carmo Matias
dc.date.accessioned2019-01-08T19:01:41Z
dc.date.available2019-01-08T19:01:41Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractO presente relatório de estágio resulta da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar, nomeadamente da descrição dos estágios realizados em contextos de creche e jardim-de-infância. A sua estrutura divide-se na componente prática e prática investigativa. A componente prática refere-se à caracterização da instituição, do grupo, projetos pedagógicos, prática de ensino e percurso de desenvolvimento profissional. A prática investigativa refere-se à literacia estatística, a construção do conhecimento matemático pelas crianças nas primeiras idades, ao papel do educador na promoção das aprendizagens a nível da matemática, ao currículo da matemática no pré-escolar, as investigações estatísticas assim como ao papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa na modalidade de estudo de caso, num pequeno grupo de 4 crianças. A análise dos dados é baseada nos diários de bordo, registos áudio, registos fotográficos, observação direta e participativa, entrevista à educadora cooperante. Os resultados mostram que as crianças através dos diálogos construtivos, envolvem-se e interessam-se pelas tarefas (discussão e análise do tempo e do pictograma), o que enriquece a aprendizagem das mesmas. Também se verifica que as crianças têm facilidade em analisar uma tabela simples relacionada com o estado do tempo diário, assim como observam e discutem o número de elementos em cada área de desenvolvimento, ou seja, identificam a moda e comparam os dados recolhidos num pictograma.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report results from the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education, in particular the description of the placements performed in nursery and kindergarten contexts. Its structure is divided into practical and investigative practice. The practical component refers to the characterization of the institution, the group, pedagogical projects, teaching practice and career development. The investigative practice refers to statistical literacy, the construction of mathematical knowledge by children in the early ages, the role of the educator in promoting learning in mathematics, the pre-school mathematics curriculum, statistical investigations as well as paper of projects in the teaching and learning of statistics. The study is qualitative and interpretative in the case study modality, in a small group of 4 children. Data analysis is based on logbooks, audio recordings, photographic records, direct and participative observation, interview with the cooperating educator. The results show that children through constructive dialogues become involved and interested in tasks (discussion and analysis of time and pictogram), which enriches their learning. It is also verified that children have an easy way of analyzing a simple table related to the daily state of time, as well as observing and discussing the number of elements in each development area, that is, they identify the mode and compare the data collected in a pictogram.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202131378
dc.identifier.tid202131378
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2404
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectliteracia estatísticapt_PT
dc.subjectconstrução do conhecimento matemáticopt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.subjectcurrículo da matemáticapt_PT
dc.subjectinvestigações estatísticaspt_PT
dc.subjectstatistical literacypt_PT
dc.subjectconstruction of mathematical knowledgept_PT
dc.subjectrole of the educatorpt_PT
dc.subjectmathematics curriculumpt_PT
dc.subjectstatistical investigationspt_PT
dc.titleComo podem os educadores desenvolver nas crianças competências no âmbito da organização e tratamento de dados, através das rotinas diárias?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Mestrado.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: