Repository logo
 
Publication

Gestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiais

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
dc.contributor.advisorOliveira, Sandra
dc.contributor.authorSantos, Sónia Teresa Charrua de Oliveira
dc.date.accessioned2025-08-06T08:23:13Z
dc.date.available2025-08-06T08:23:13Z
dc.date.issued2025-07-17
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2025
dc.description.abstractObjetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo, acerca do impacto das intervenções assistidas com cães (TAC), em crianças com necessidades educativas especiais e verificar que medida a realização de Intervenções assistidas com cães (TAC) em crianças com necessidades educativas especiais tem impacto na redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referida terapias. Métodos: Foi realizado um estudo, tendo por base aa análise dos dados recolhidos dos relatórios efetuados por terapeutas e professores após a realização das Intervenções Assistidas com Cães. Resultados: A evidência dos dados aponta para uma redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referidas terapias. Conclusões: Estes resultados sublinham a importância de continuar a integrar e a avaliar intervenções assistidas com animais em contextos terapêuticos e educacionais. Palavras-chave: Necessidades educativas especiais (NEE), Intervenções Assistidas com Cães (TAC), patologias, custos.por
dc.description.abstractObjective: The present study aims to investigate the impact of canine-assisted interventions (CAI) on children and adolescents with special educational needs and to determine to what extent the implementation of CAI in children and adolescents with special educational needs significantly reduces the symptoms associated with their diagnosed conditions, as well as the annual costs associated with the range of therapies provided to the same group after the completion of the said therapies. Methods: A study was conducted based on the analysis of data collected from reports made by therapists and teachers after the implementation of Dog-Assisted Interventions. Results: The evidence from the data points to a significant reduction in symptoms associated with diagnosed pathologies, as well as in the annual costs of the set of therapies conducted within the same group after the said therapies. Conclusions: These results underline the importance of continuing to integrate and evaluate animal-assisted interventions in therapeutic and educational contexts.eng
dc.identifier.citationSantos, S. (2025). Gestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiais (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/5844>
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5844
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE)
dc.subjectIntervenções Assistidas com Cães (TAC)
dc.subjectPatologias
dc.subjectCustos
dc.subjectSpecial Educational Needs (SEN)
dc.subjectDog-Assisted Interventions (DAI)
dc.subjectPathologies
dc.subjectCosts
dc.titleGestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sonia_Teresa_Charrua_de_Oliveira_Santos_Mestrado_GUS.pdf
Size:
829.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format