Repository logo
 
Publication

Uma experiência com o Scratch no ensino das ciências e da matemática

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.date.accessioned2018-01-11T16:36:07Z
dc.date.available2018-01-11T16:36:07Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.description.abstractA introdução às ciências da computação no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal potencia “a aquisição de competências por parte dos alunos para a resolução de problemas do mundo real” e impulsiona “a aprendizagem das disciplinas curriculares, nomeadamente da Matemática, do Português, do Estudo do Meio, entre outras áreas de aprendizagem do ensino básico” (Jesus, Vasconcelos & Lima, 2016, p. 3). A dinamização de atividades de iniciação à programação e à robótica educativa contribui para o desenvolvimento de competências em ciências, matemática, engenharia e tecnologia (habitualmente designadas por STEM) e, através da realização de projetos contextualizados, a motivação e a criatividade dos alunos (DGE, 2016). Estas ideias assentam na perceção de que para fazer face aos importantes desafios e oportunidades proporcionados por uma sociedade atual exigente, competitiva e extremamente volátil, são necessárias novas capacidades e competências (Coutinho & Lisbôa, 2011). Considera-se, por isso, que aprender a linguagem da programação será decisivo para ajustar as necessidades do mercado de trabalho (República Portuguesa, 2017). Uma das ferramentas computacionais existentes, o Scratch, é um ambiente de programação que permite às crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, programar e compartilhar histórias interativas, jogos e animações, fomentando a integração das tecnologias de informação e comunicação com diferentes áreas curriculares. Nesse sentido, realizou-se uma aula aberta no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico com o objetivo de capacitar estes futuros profissionais de educação com competências que lhes permitam criar ambientes de aprendizagem inovadores. Participou nesta ação um grupo de estudantes que frequentavam dois mestrados que habilitam para o ensino na Escola Superior de Educação de Santarém. Os estudantes realizaram uma atividade interdisciplinar subordinada ao tema das fases da lua, com foco na utilização do software Scratch na iniciação à programação envolvendo as áreas das Ciências e da Matemática. Essa proposta didática tinha por objetivo promover a integração de saberes de diferentes áreas curriculares (ME, 2004), assim como promover a literacia digital e o pensamento computacional, consideradas hoje competências essenciais (DGE, 2016; Partnership for 21st Century Learning, 2007). A elaboração dessa proposta ambicionava que os participantes mobilizassem e consolidassem conhecimentos de cada uma das áreas curriculares, particularmente, conhecimento de Ciências no que se refere à representação das diferentes fases da Lua e conhecimento matemático, como conceitos de geometria e medida (coordenadas, ângulo e comprimento).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1992
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCasa das Ciênciaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/conteudo/pdf/livroResumos.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.titleUma experiência com o Scratch no ensino das ciências e da matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboapt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameSantos
person.givenNameMarisa
person.givenNameRaquel
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Scratch no Ensino das Ciências e da Matemática v4.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: