Repository logo
 
Publication

O papel do educador social na intervenção comunitária – Experiência em contexto de Centro Comunitário e ATL

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorPappámikail, Lia
dc.contributor.authorLopes, Patrícia Maria Silva Branco
dc.date.accessioned2025-05-24T21:26:54Z
dc.date.available2025-05-24T21:26:54Z
dc.date.issued2025-11-04
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do 2º. Ano de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, dá conta do processo de Estágio Curricular desenvolvido no Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT), assim como a intervenção desenvolvida no mesmo. Esta intervenção dividiu-se em três grandes dimensões de atuação: o Centro Comunitário Rosto (CCR), centrando-se na temática das famílias multidesafiadas, o projeto “Crescer entre Laços”, destinado à população idosa torrejana em situação de solidão e/ou isolamento social, e ainda, a terceira e última dimensão, junto das crianças inseridas no ATL “Os Rostinhos”, com quem se desenvolveu atividades. Reflete-se, ainda, sobre o papel da Educação Social no contexto da Intervenção Comunitária, destacando-se as competências da flexibilidade e polivalência como críticas para a intervenção eficaz neste contexto.por
dc.description.abstractThis Internship Report, developed as part of the second year of the Master's Degree in Social Education and Community Intervention, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, reports on the Curricular Internship process developed at the Torrejano Rehabilitation and Integration Center (CRIT), as well as the intervention developed there. This intervention was divided into three major dimensions of action: the Rosto Community Center (CCR), focusing on the theme of families facing multiple challenges; the “Growing Between Ties” project, aimed at the elderly population of Torrejano who are lonely and/or socially isolated; and the third and final dimension, with the children enrolled in the “Os Rostinhos” ATL, with whom activities were developed. It also reflects on the role of Social Education in the context of Community Intervention, highlighting the skills of flexibility and versatility as critical for effective intervention in this context.eng
dc.identifier.other203939247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5784
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjecteducação social
dc.subjectcentro comunitário
dc.subjectATL
dc.subjectprojeto
dc.subjecteducador social
dc.subjectintervenção
dc.subjectdimensões
dc.subjectsocial education
dc.subjectcommunity center
dc.subjectproject
dc.subjectsocial educator
dc.subjectintervention
dc.subjectdimensions
dc.titleO papel do educador social na intervenção comunitária – Experiência em contexto de Centro Comunitário e ATLpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO ESTÁGIO_MESIC_Patricia Lopes.pdf
Size:
9.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: