Repository logo
 
Publication

Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.contributor.authorMónica, Baptista
dc.contributor.authorTinoca, Luis
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2022-01-13T15:07:55Z
dc.date.available2022-01-13T15:07:55Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEsta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.pt_PT
dc.description.abstractThis quantitative research evaluates the impact of the exhibitions developed by science students under the scope of IRRESISTIBLEproject–aboutthe Responsible Research and Innovation dimensions of socioscientific issues–on the students' perceptions about their scientific competences and science classes. A pre-and post-test questionnaire was developed, validated and applied to students from 10 countries. Statistical analysis indicates that students improved perceptions about: 1) their skills in developing exhibitions as a way of raising awareness about topics related to science, technology and society; 2) the social relevance of science classes. As a conclusion, the educational potential of this educational strategy in the teaching of Chemistry is discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, P.; Baptista, M.; Tinoca, L. & Linhares, E. (2021).Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(Número especial 2), 1-21. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21pt_PT
dc.identifier.issn2175-6600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3846
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectcontrovérsias sociocientíficaspt_PT
dc.subjectexposições interativaspt_PT
dc.subjectpercepções dos alunospt_PT
dc.subjectativismopt_PT
dc.subjectinvestigação e inovação responsáveispt_PT
dc.subjectsocioscientific issuespt_PT
dc.subjectinteractive exhibitionspt_PT
dc.subjectstudents’ perceptionspt_PT
dc.subjectactivismpt_PT
dc.titlePotencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficaspt_PT
dc.title.alternativeEducational potentialities of students-curated interactive exhibitions about sociocientific issuespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.issueNúmero especial 2pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleDebates em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13043-Texto do Artigo-51300-5-10-20211202 (1).pdf
Size:
635.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format