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O autoconceito e motivação em adolescentes do 3º ciclo
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Fonseca, Cátia | |
dc.contributor.author | São João, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T10:20:12Z | |
dc.date.available | 2018-02-28T10:20:12Z | |
dc.date.issued | 2018-01 | |
dc.description.abstract | O presente estudo quantitativo tem por objetivo aferir a existência de melhorias no que diz respeito ao autoconceito e motivação em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico em duas escolas portuguesas no ano letivo 2016/17. Foi considerada uma amostra com 86 alunos sendo assegurada a confidencialidade e o anonimato dos participantes. O sexo masculino foi predominante (51,2%) e verificou-se que 29,1% dos inquiridos são repetentes. Foram utilizados para essa finalidade dois instrumentos distintos adaptados à população portuguesa: Self-Description Questionnaire -SDQ1 de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o Questionário de Motivação Escolar - QME (Cordeiro, 2010). Os questionários foram ministrados a dois grupos em dois momentos distintos. Os grupos considerados foram: um grupo experimental constituído por estudantes submetidos ao Programa para o Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização P-DMAR (Fonseca, Galinha e Loureiro, 2017) e um grupo controlo, com características análogas ao grupo anterior exceto no que diz respeito à participação no programa. Os horizontes temporais considerados foram: antes e após a participação no P-DMAR. De forma sintética, o P-DMAR procura, relativamente aos alunos, a estimulação de competências pessoais e sociais no dominio das dinâmicas identitárias e motivacionais para a redução de indisciplina e aumento do sucesso académico. A literatura revisitada aponta para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos nos seguintes domínios: matemática, verbal, assuntos escolares, relacionamento com os pares e pais, aparência e física. Estes domínios consubstanciam a construção da identidade dos adolescentes com influência no seu desenvolvimento bio-psico-social. Simões e Vaz Serra (1987) e Simões (1997) referem a influência do autoconceito no desempenho escolar. A pertinência destes domínios por si só justifica o estudo agora em apreço. Por outro lado, a consciencialização da relevância e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inúmeros estudos (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017) com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu futuro. O segundo instrumento utilizado, QME, avalia a dinâmica motivacional no contexto de aprendizagem, seus processos e estratégias, em particular nos alunos do ensino básico. Nele, destacam-se seis dimensões: estratégias, objetivos extrínsecos do professor, objetivos extrínsecos do aluno com regulação externa, objetivos intrínsecos do professor, objetivos extrínsecos do aluno com regulação interna e objetivos intrínsecos do aluno. Considerando que as perceções pessoais conduzem a um comportamento motivado Cabanach, Arias, Pérez & González-Pienda, 1996) é relevante estudar a motivação e sua interligação com o autoconceito dos alunos. A metodologia estatística recaiu nos testes de hipótese para amostras emparelhadas, nomeadamente: o teste T-Pares (paramétrico) e nos testes de Wilcoxon e dos Sinais (não-paramétricos). Foi fixado um nível designificância α=5%. Os resultados foram: (i) no SDQ1 verificou-se um aumento estatisticamente significativo do autoconceito no grupo experimental nas diversas competências em análise; (ii) verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa nas seis dimensões avaliadas no QME no grupo experimental em oposição ao grupo controlo (valores p<0.01). | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Galinha, S., Fonseca, C. & São João, R. (janeiro, 2018). O autoconceito e motivação em adolescentes do 3º ciclo. Comunicação apresentada ao 2º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2137 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Pediatria | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://icca2018.eventqualia.net/pt/pt/ | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Sucesso/insucesso escolar | pt_PT |
dc.title | O autoconceito e motivação em adolescentes do 3º ciclo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | 2º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente | pt_PT |
person.familyName | Galinha | |
person.familyName | São João | |
person.givenName | Sónia Maria Gomes Alexandre | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.ciencia-id | 8E1B-AFBF-E940 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3137-0891 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
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