Repository logo
 
Publication

As narrativas na formação de professores e na investigação em educação

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2012-08-24T11:11:56Z
dc.date.available2012-08-24T11:11:56Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.por
dc.identifier.citationReis,P. (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15 (16), 17-34. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/244por
dc.identifier.issn2236-0441
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/705
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherRevista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação - Unesp Presidente Prudente.por
dc.relation.publisherversionhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/244por
dc.subjectnarrativapor
dc.subjectdesenvolvimento pessoal e profissional de professorespor
dc.subjectinvestigação em educaçãopor
dc.subjectformaçãopor
dc.titleAs narrativas na formação de professores e na investigação em educaçãopor
dc.title.alternativeNarratives in teacher's formative practices and investigations about educationpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo - Presidente Prudentepor
oaire.citation.endPage34p.por
oaire.citation.startPage17p.por
oaire.citation.titleNuances: estudos sobre educaçãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As narrativas na formação e na investigação.pdf.pdf
Size:
108.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: