Publication
Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Freire, Ana | |
dc.date.accessioned | 2010-06-23T22:55:01Z | |
dc.date.available | 2010-06-23T22:55:01Z | |
dc.date.issued | 2009-06 | |
dc.description.abstract | Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional. | pt |
dc.identifier.citation | CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana - Trabalho aboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11, no. 1 (2009), p. 128 -151 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/103 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | CECIMIG/Universidade Federal de Minas Gerais | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/index | pt |
dc.subject | Trabalho laboratorial | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Perspectivas de ensino e aprendizagem | pt |
dc.title | Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico | pt |
dc.title.alternative | Physics and chemistry teachers perspectives about laboratorial work and assessment practices | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Pampulha – Belo Horizonte | pt |
oaire.citation.endPage | 151p. | pt |
oaire.citation.startPage | 128p. | pt |
oaire.citation.title | Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências | pt |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |