Repository logo
 
Publication

Escrita e gramática – que relação?

dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorGorgulho, Ana Rita
dc.contributor.authorLopes, Sandra
dc.date.accessioned2021-02-06T16:43:34Z
dc.date.available2021-02-06T16:43:34Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, M., Gorgulho, A. R., & Lopes, S. (2015). Escrita e gramática – que relação?, Revista Metalinguagens, 3, 11-31. ISSN: 2358-2790. (referee) (http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/issue/view/33). Indexação: QUALIS-CAPES.pt_PT
dc.identifier.issn2358-2790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3301
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/issue/view/33pt_PT
dc.subjectescritapt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectlaboratório gramaticalpt_PT
dc.subjectsucesso na aprendizagempt_PT
dc.titleEscrita e gramática – que relação?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titleRevista Metalinguagenspt_PT
person.familyNameTeixeira
person.familyNameGorgulho
person.givenNameMadalena
person.givenNameAna Rita
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.orcid0000-0003-0094-3650
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication35695eec-01cc-4018-9abe-cb658d3a0fcf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery35695eec-01cc-4018-9abe-cb658d3a0fcf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Escrita e gramática Que relação.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format