Repository logo
 
Publication

Vidas ressignificadas: o protagonismo do educador social em uma unidade de atendimento socioeducativo feminino no distrito federal

dc.contributor.authorSilva, Nelma
dc.contributor.authorDelgado, Luísa
dc.contributor.authorMadeira, Maria Cristina
dc.date.accessioned2018-01-09T00:43:03Z
dc.date.available2018-01-09T00:43:03Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento da medida, como foi efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents the results of an exploratory research, rising to a case study that has investigated the possibilities of educating and rehabilitating adopting a pedagogical approach from the Correctional Measured of Semi liberty at the Unit Care of the Female Semi liberty of Guará (UASFG), in Distrito Federal, in order to contribute for the debate related to the public policies and technical assistance adopted to female teenagers. Its main concern was to understand, through the lived experiences resulting from the implementation of the legal measure, how these teenagers have been integrated having as a common theme the Social Pedagogy, whose foundations are underpinned in the social empowerment of the individual.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, N., Delgado, L. & Madeira, M.C. (2017). Vidas ressignificadas: o protagonismo do educador social em uma unidade de atendimento socioeducativo feminino no distrito federal- Revista da UIIPS, 5(3), 170-178.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1972
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSpt_PT
dc.subjectadolescentespt_PT
dc.subjectpedagogia socialpt_PT
dc.subjectreintegração socialpt_PT
dc.subjectteenagerspt_PT
dc.subjectsocial pedagogypt_PT
dc.subjectsocial rehabilitationpt_PT
dc.titleVidas ressignificadas: o protagonismo do educador social em uma unidade de atendimento socioeducativo feminino no distrito federalpt_PT
dc.title.alternativeRessignified lives: the protagonism of the social educator in a female socioeducational care unit in the Federal Districtpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage170pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
428-1137-1-PB.pdf
Size:
178.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: