Repository logo
 
Publication

Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2014-11-16T00:54:09Z
dc.date.available2014-11-16T00:54:09Z
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.por
dc.description.abstractThis study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.por
dc.identifier.citationCorreia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1)por
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1074
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCentro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIGpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/issue/view/84/showTocpor
dc.subjectConcepções de futuros professorespor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectConceptions of future teacherspor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleConcepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambientalpor
dc.title.alternativefuture teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategiespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelo Horizontepor
oaire.citation.endPage29p.por
oaire.citation.startPage15p.por
oaire.citation.titleEnsaio Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
oaire.citation.volume16por
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: