Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
siie2019_accloureiro.pdf659.06 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A sociedade digital requer o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos de hoje em dia. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso exploratório de um mestrado, com uma metodologia de trabalho em blended learning. O mestrado visa capacitar educadores no que concerne à utilização das tecnologias digitais e à criação de recursos digitais educativos com vista à inovação das práticas pedagógicas. Neste estudo procurámos aferir se os objetivos do ciclo de estudos foram cumpridos e se os estudantes sentiram que as suas competências no que concerne à utilização pedagógica das TIC foi reforçada. Os dados analisados foram obtidos através de questionários e observação participante. Pudemos concluir que, com a frequência deste curso, os estudantes se sentiram globalmente satisfeitos com o seu funcionamento reconhecendo que as suas competências em literacia mediática, digital e informacional foram reforçadas. Relativamente às principais vantagens de funcionamento em blended learning, salientamos o facto de permitir uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, na gestão do percurso de aprendizagem e da extensão do ambiente formativo que permite redes de trabalho colaborativo e cooperativo. Relativamente aos tempos presenciais recorremos a uma metodologia de partilha de saberes, através do convite a especialistas para dinamização de workshops temáticos abertos à comunidade.

Description

Keywords

literacia mediática e da informação formação de professores blended learning inovação pedagógica tecnologias digitais recursos digitais em educação

Citation

Loureiro, A. (2019). Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning. In Marques, C.; Pereira, I.; Pérez, D. (Eds.), Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education (SIIE 2019) (pp. 125-129). ISBN 978-989-8840-39-4.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Tomar