Publication
Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Simão, Ana | |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T16:10:18Z | |
dc.date.available | 2023-02-09T16:10:18Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Promover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | Promoting early learning of self-regulation skills for the development of autonomy is considered a fundamental process in school and training throughout life. In this article, we present the theoretical foundations and perspectives of 21 researchers (educational psychology and/or education in the curriculum development area), 5 early childhood educators and 7 teachers of primary education on educational approaches needed to develop self-regulatory competencies in children in pre-school and primary school. Perspectives of interviewees are presented regarding the possibilities of promoting self-regulation of learning in children from 5 to 7 years of age, the role of teachers in promoting self-regulatory skills for learning, the best educational practices for developing those skills and how an awareness to promote self-regulatory skills in children can be developed in teachers. The use of instruments to support the pedagogical practice seems to be elected by the study participants as a promoter of self-regulatory competencies in children transitioning from preschool to primary education. Implications and suggestions for future research are discussed. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Piscalho, I. & Simão, A. (2014). Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes. Revista Interacções, 30(10), 72-109. Doi https://doi.org/10.25755/int.4026 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25755/int.4026 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4300 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém /ESE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4026 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | autorregulação da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | ensino básico | pt_PT |
dc.subject | continuidade educativa | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | self-regulated learning | pt_PT |
dc.subject | preschool education | pt_PT |
dc.subject | basic education | pt_PT |
dc.subject | ontinuing education | pt_PT |
dc.subject | professional development | pt_PT |
dc.title | Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 109 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 72 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Interacções | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10 | pt_PT |
person.familyName | Piscalho | |
person.familyName | Veiga Simão | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Ana Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | 9516-A381-685C | |
person.identifier.ciencia-id | 3816-04FD-C6E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2484-5775 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3652-5573 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a |