Repository logo
 
Publication

Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes

dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorSimão, Ana
dc.date.accessioned2023-02-09T16:10:18Z
dc.date.available2023-02-09T16:10:18Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractPromover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar.pt_PT
dc.description.abstractPromoting early learning of self-regulation skills for the development of autonomy is considered a fundamental process in school and training throughout life. In this article, we present the theoretical foundations and perspectives of 21 researchers (educational psychology and/or education in the curriculum development area), 5 early childhood educators and 7 teachers of primary education on educational approaches needed to develop self-regulatory competencies in children in pre-school and primary school. Perspectives of interviewees are presented regarding the possibilities of promoting self-regulation of learning in children from 5 to 7 years of age, the role of teachers in promoting self-regulatory skills for learning, the best educational practices for developing those skills and how an awareness to promote self-regulatory skills in children can be developed in teachers. The use of instruments to support the pedagogical practice seems to be elected by the study participants as a promoter of self-regulatory competencies in children transitioning from preschool to primary education. Implications and suggestions for future research are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiscalho, I. & Simão, A. (2014). Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes. Revista Interacções, 30(10), 72-109. Doi https://doi.org/10.25755/int.4026pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.4026pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4300
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém /ESEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4026pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectensino básicopt_PT
dc.subjectcontinuidade educativapt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectself-regulated learningpt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectbasic educationpt_PT
dc.subjectontinuing educationpt_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.titlePromover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage109pt_PT
oaire.citation.issue30pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleRevista Interacçõespt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameVeiga Simão
person.givenNameIsabel
person.givenNameAna Margarida
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-id3816-04FD-C6E5
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0003-3652-5573
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery326ef310-39d5-4fd8-b1ce-28c14c24644a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4026-Texto do Trabalho-10512-1-10-20140620.pdf
Size:
510 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: