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A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
dc.contributor.advisor | Teixeira, Madalena | |
dc.contributor.author | Damião, Cácia Alexandra Pote | |
dc.date.accessioned | 2017-02-28T23:24:13Z | |
dc.date.available | 2017-02-28T23:24:13Z | |
dc.date.issued | 2016-12-07 | |
dc.description | Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim de infância e foca A Potencialidade das Histórias como Elemento Promotor do Desenvolvimento do Conhecimento Implícito em Crianças em Idade Pré-Escolar. O tema surgiu no decorrer da minha prática profissional em contexto de creche e jardim de infância, porque verifiquei que poderia aproveitar o facto de todos os dias ler uma história para otimizar as aprendizagens das crianças. As atividades orientadas que necessitava de desenvolver para atingir os objetivos a que me propunha, acabavam por resultar do tema que era abordado na história. Embora tenha realizado várias atividades acerca das diversas áreas do conhecimento, direcionei-as mais para a área do português, na qual pude trabalhar vários conceitos de forma implícita, ou seja, sem que as crianças se apercebessem que estavam a aprender temas importantes para o futuro dos seus percursos. Para fundamentar a minha questão de “aprofundamento” realizei uma pesquisa documental que me deu a possibilidade de investigar as técnicas e estratégias para contar uma história. Esta investigação permitiu-me compreender a importância dos vários momentos em que se conta uma história: preparação, narração e pós-contar. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is part of the internship developed in two areas of pre-school education: day care and kindergarten - focusing on “The Potential of Stories as Implicit Knowledge Development Promoters in Children in Preschool Age”. The issue arose during the course of my internship in day care and kindergarten, as I noticed that I could take advantage of the fact that I read a story every day, so as to further develop the learning of the children. All activities needed to develop to achieve the goals that I had planned were always addressed in the story. Although I had conducted several activities on the various areas of knowledge, I directed them more towards the area of Portuguese language, in which I could implicitly work several concepts meaning that children would not realize that they were learning important subjects for their future roles. To support my point of "deepening" I made a documentary research that provided me me with the opportunity to investigate the techniques and strategies used to tell a story. This research allowed me to further understand the importance of the various stages when telling a story: preparation, narration and post count. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201550326 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1688 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | creche | pt_PT |
dc.subject | estratégias de leitura | pt_PT |
dc.subject | histórias | pt_PT |
dc.subject | jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Português | pt_PT |
dc.subject | nursery school | pt_PT |
dc.subject | reading strategies | pt_PT |
dc.subject | stories | pt_PT |
dc.subject | kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Portuguese | pt_PT |
dc.title | A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |