Repository logo
 
Publication

Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil

dc.contributor.authorMelo, Antongnioni Pereira de
dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.date.accessioned2018-01-08T23:15:24Z
dc.date.available2018-01-08T23:15:24Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas.pt_PT
dc.description.abstractThis study examines the possible contributions of computer education in the improvement of critical thinking and intellectual autonomy in a group of women in situations of high vulnerability that make up the teaching modality of Youth and Adult Education. Initially an unstructured interview with part of the class was applied to verify patterns and trends about the investigation and, later, a questionnaire with the participation of all the students of the class. The results shows that the study of informatics favors the improvement of critical thinking and improvement of autonomy; and,consequently, shows its value in the traditional disciplines, providing empowerment and increase the quality of life of the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelo, A.M. & Loureiro, A. (2017).Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil. Revista da UIIPS, 5(3), 129-141.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1969
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSpt_PT
dc.subjectautonomia intelectualpt_PT
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_PT
dc.subjectinformáticapt_PT
dc.subjectpensamento críticopt_PT
dc.subjectyouth and adult educationpt_PT
dc.subjectcomputer sciencept_PT
dc.subjectcritical thinkingpt_PT
dc.subjectintellectual autonomypt_PT
dc.titleImpacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasilpt_PT
dc.title.alternativeImpact of the computer study on the improvement of critical thinking and intellectual autonomy: a study with women in the youth and adult modality in Brazilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.givenNameAna
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
425-1131-1-PB.pdf
Size:
278.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: