Repository logo
 
Publication

A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe

dc.contributor.authorCosta, Bleizy
dc.contributor.authorSantos, Leonor
dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.date.accessioned2021-02-06T22:37:58Z
dc.date.available2021-02-06T22:37:58Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEm São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção.pt_PT
dc.description.abstractÀ S. Tomé e Príncipe, on développe un Projet Renforcement Institutionnel et de la Qualité de l'Éducation Basique, soutenu par la Fondation C. Gulbenkian et développé en partenariat avec une équipe de consultants de l'Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ce Projet, d’entre autres finalités, vise à promouvoir une plus grande qualité des pratiques éducatives, en soutenant la formation des enseignants qui travaillent à ce niveau d'enseignement. Dans ce contexte, l'aide au développement de la supervision d'enseignants se révèle une priorité. On est en train de construire des documents pour contribuer à la sustentation des pratiques supervisives. Dans le cadre de cette étude sont recueillies témoignages, par échantillonnage, à travers des enquêtes, concernant les perceptions et les expériences de supervision vivaient par des enseignants et des formateurs dans de différents contextes éducatifs du pays. Dans cette communication s'explicitera le Projet, ses objectives, secteurs d'intervention et méthodologie de travail. À l'égard du secteur de la supervision, cette présentation se centrera dans l'analyse des données rassemblées, par enquête. On souligne que malgré le fait de l'étude être encore en cours, les résultats indiquent une insuffisante connaissance sur le concept de supervision et les différents processus qui lui sont inhérents, en se vérifiant, à nôtre vis, situations d’équivoque entre supervision et inspection.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, B., Santos, L., & Teixeira, M. (2014). A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 879-888). Lisboa: EDUCA/ Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-19-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3316
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationFundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10845/1/Atas%20VI%20Encontro%20do%20CIED%203.%202014.pdfpt_PT
dc.subjectSão Tomé e Príncipept_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectsupervision
dc.subjectformation des enseignants
dc.titleA supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipept_PT
dc.title.alternativeLa supervision dans le developpement de la qualite de pratiques educatives. l’exemple d’un projet a São Tome e Principe
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage888pt_PT
oaire.citation.startPage879pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A supervisão para o desenvolvimento da qualidade das práticas educativas um exemplo de um projeto de STP.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format