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O presente trabalho gira em torno do conceito de percepção expresso nas obras de Merleau-Ponty e seus possíveis significados para a educação ambiental. Vários estudos no campo da educação ambiental têm envolvido o conceito de percepção por tomarem como base o fenômeno da percepção ambiental. Muitos destes estudos, no entanto, se resumem a levantamentos conceituais a respeito de problemas ambientais, deixando de considerar a complexidade do fenômeno da percepção. Embora muitos deles tomem como base teórica a fenomenologia, parece que as aproximações são feitas mais por semelhanças de idéias especulativas do que de clareza de fundamentos. Nesse sentido, o presente texto pretende ser a explanação de caminhos percorridos pela Fenomenologia da percepção e por obras estéticas de Merleau-Ponty, com o objetivo de elucidar possíveis desdobramentos para os estudos sobre percepção ambiental no campo e para uma revisão dos desafios da educação ambiental na atualidade. - The present paper studies the concept of perception in Merleau Ponty’s works and its meaning for environmental education. In many studies on environmental education this concept is reduced to conceptual surveys on environmental problems. Such studies do not consider the complexity of the phenomenon of perception. This work intends to explore Ponty's aesthetics works including the Phenomenology of the perception. It aims to explain the meaning of his reflections for the studies about environmental perception and for environmental education actions.
Description
Keywords
Percepção Fenomenologia Experiência estética Educação ambiental
Citation
MARIN, Andreia Aparecida - A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.48-66
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação