Repository logo
 
Publication

Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade

dc.contributor.authorGrácio, Maria
dc.contributor.authorChaleta, Maria
dc.contributor.authorRosário, Pedro
dc.date.accessioned2010-11-22T19:59:38Z
dc.date.available2010-11-22T19:59:38Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEste estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas. - This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed.por
dc.identifier.citationGRÁCIO, Maria Luísa Fonseca; CHALETA, Maria Elisa Rolo; ROSÁRIO, Pedro - Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade. Revista Interacções. Nº6 (2007), p.197-214por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/269
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/F7.pdfpor
dc.subjectFenomenografiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConcepções de Aprendizagempor
dc.titleConceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage214p.por
oaire.citation.startPage197p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
F7.pdf
Size:
126.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: