Repository logo
 
Publication

Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2014-01-24T11:06:21Z
dc.date.available2014-01-24T11:06:21Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo centra-se no trabalho investigativo desenvolvido pelos estudantes da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio (IEM) do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são apresentar as metodologias de ensino usadas em IEM, compreender como o trabalho desenvolvido em IEM foi percebido pelos estudantes e conhecer as competências investigativas que desenvolveram. A metodologia de ensino seguida em IEM contempla um percurso tutorial organizado em três etapas: Fase I. Contextualização; Fase II. Desenvolvimento da Investigação e Fase III. Divulgação. Os dados obtidos através de um questionário online e notas de campo permitiram aferir, globalmente, que o trabalho realizado em IEM teve um papel fundamental no desenvolvimento das competências investigativas dos estudantes em diversos domínios, tendo sido fundamental para a formação global dos futuros profissionais de educação.por
dc.identifier.citationLinhares, E., & Cavadas, B. (2013). Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores. Nuances: estudos sobre educação, 20(3), 47-66.por
dc.identifier.issn2236-0441
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/885
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUNESPpor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/search/advancedResultspor
dc.subjecttrabalho investigativopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectcompetências de investigaçãopor
dc.subjecteducação em ciênciaspor
dc.titleAprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo - Brasilpor
oaire.citation.endPage66p.por
oaire.citation.startPage47p.por
oaire.citation.titleNuances: estudos sobre educaçãopor
oaire.citation.volume20por
person.familyNameLinhares
person.familyNameCavadas
person.givenNameElisabete
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2607-7937-1-PB.pdf
Size:
298.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: