Repository logo
 
Publication

Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem.

dc.contributor.authorReis, Alcinda
dc.date.accessioned2018-01-09T16:39:35Z
dc.date.available2018-01-09T16:39:35Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Método: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão. Resultados: emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusões: Estratégia facilitadora das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos a atingir em ensino teórico e ensino clínico, para promoção da saúde com famílias de imigrantes. Clinical practice of nurses with immigrant families presents difficulties in promoting their health. This statement gave support to teaching strategies in nursing education context – promoting the construction of cultural competencies. In the research developed, elements were identified as facilitators of communication and initial assessment of families, promoting adhesion and continuity in care. Objective: To analyse the construction of cultural competencies in 1st cycle students, sustained by scientific evidence, starting from stimulus situations in classroom – narratives of immigrant families. Method: Qualitative and ethnographic study; data collection techniques: narratives, participant observation, focus groups and interviews. We mobilized the case study analysis in classroom context, framed by narratives produced by nurses – stimulus situations. We used the instrument for evaluation of immigrant family/person, suggested by Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate). Results: Knowledge emerges in the intervention with families – values, customs, beliefs and practices of health, for decision making and problem solving. Conclusions: The strategy proved to be a facilitator of cultural competences in students by providing guidelines objectives to be achieved in theoretical teaching and clinical teaching mobilization, regarding health promotion with immigrant families.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, A. (2016). Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. In: Revista Millenium, 2 (1), 63-69pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1979
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Milenium. 2016pt_PT
dc.subjectImigrantes e emigrantespt_PT
dc.subjectCompetência culturalpt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.titleSaúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issueN.1pt_PT
oaire.citation.startPage63-69pt_PT
oaire.citation.titleRevista Mileniumpt_PT
oaire.citation.volumeV. 2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Millenium-2016_2(1)_Pags. 63-69.pdf
Size:
653.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: