Repository logo
 
Publication

Pais-professores: reflexões em torno de um estranho objecto de estudo

dc.contributor.authorSilva, Pedro
dc.date.accessioned2010-10-31T22:25:07Z
dc.date.available2010-10-31T22:25:07Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractPretendo, através do presente artigo, contribuir para o debate sobre o papel desempenhado pelos pais-professores, por mim definidos como os que integram o movimento associativo parental (por exemplo, líderes de associações de pais ou representantes dos pais em órgãos da escola) e que acontece serem profissionalmente docentes. A reflexão resulta de um estudo etnográfico por mim conduzido em três escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico, na região centro do país, onde me apercebo da importância desempenhada por este actor social no âmbito da relação escola-família. Na Primeira Parte procuro mostrar que a crescente visibilidade social dos pais-professores não constitui um acaso, mas antes se inscreve no cruzamento entre a sua condição de classe e a sua condição profissional. A pesquisa sugere que a condição híbrida dos pais-professores não os torna a priori nem em “mais pais” (“contra” os professores), nem em “mais professores” (“contra” os pais), mas que a sua condição possibilita uma melhor defesa dos interesses dos pais de meios socialmente desfavorecidos. A pesquisa sugere ainda que a correspondência entre graus de ensino de professores e de pais-professores facilita uma relação de maior cumplicidade entre ambos os grupos, enquanto que a não correspondência proporciona uma maior autonomia dos pais-professores face ao corpo docente. Na Segunda Parte procuro mostrar como os pais-professores se revelam constituir um grupo privilegiado para desempenhar o papel de pais-parceiros, aqueles que melhor interpretam a atitude pró-activa dos encarregados de educação no processo de reconfiguração da relação escola-família. - This paper aims to contribute to the debate on the role fulfilled by parentteachers, defined as those who integrate the parent associative movement (such as parents associations’ leaders or parents’ representatives in school boards) and who happen to be teachers. The current notes are the result of an ethnographic study, conducted by me in three public, elementary, schools in the centre of Portugal, where I realized the importance of the role carried out by this social actor in the context of school-family relationships. In Part One I try to argument that the growing social visibility of parent-teachers is not an accident. On the contrary, it is inscribed in the overlapping of their social class condition with their professional condition. The research suggests that the hybrid condition of parent-teachers does not turn them neither “more parents” (“against” teachers), nor more “teachers” (“against” parents), but that their condition makes easier for them to defend parents from a social disadvantaged background. The research also suggests that the correspondence between teachers and parent-teachers school levels facilitates a deeper complicity between both groups, while a non-correspondence promotes a larger autonomy of parent-teachers towards the school teachers. In Part Two I try to figure out as parent-teachers reveal themselves as a privileged group in order to play the role of “parent-partners”, those who better interpret the pro-active attitude of parents in the process of reconfiguration of school-family relationships.por
dc.identifier.citationSILVA, Pedro - Pais-professores: reflexões em torno de um estranho objecto de estudo.Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.268-290por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/214
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectRelação escola-famíliapor
dc.subjectParticipação parentalpor
dc.subjectPais-professorespor
dc.subjectReconfiguração da relação escola-famíliapor
dc.titlePais-professores: reflexões em torno de um estranho objecto de estudopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage290p.por
oaire.citation.startPage268p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
B12(1).pdf
Size:
83.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: