Repository logo
 
Publication

Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short report

dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorRauber, André Luiz
dc.contributor.authorCorreia, Francisca
dc.contributor.authorPessoa, Ana
dc.contributor.authorLopes, Catarina
dc.contributor.authorAntunes, Juliana
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia
dc.contributor.authorSerrão-Arrais, Ana
dc.date.accessioned2022-01-20T23:27:10Z
dc.date.available2022-01-20T23:27:10Z
dc.date.issued2021-10-01
dc.description.abstractEste estudo analisa a relação entre perceção tátil, simulação de uso de instrumento e palavra em crianças de 2 a 5 anos. Mostraram-se à criança 11 instrumentos do seu quotidiano, perguntou-se-lhe (i) o que era (palavra), (ii) que fingisse usá-los (gesto) e (iii) que os identificasse tatilmente. As crianças de 2 anos apresentaram mais desvios morfológicos. Com o avanço da idade, as crianças fizeram mais identificações táteis. Crianças com mais desvios por subextensão e morfológico realizaram menos gestos e fizeram menos identificações táteis. Crianças com mais identificações orais foram as com mais identificações táteis. Crianças com mais identificações táteis foram as com mais gestos do tipo “incorporação”. Ocorre uma transição abrupta dos 2 para os 3 anos em qualidade e quantidade de palavras. A identificação tátil e gestualização estão associadas a melhor dicção e maior léxico verbal. Ambas estão associadas, principalmente, com a gestualização de “incorporação”. Os resultados sustentam a hipótese de uma interação entre perceção tátil, gesto e aquisição da palavra.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper, we show an analyze the relationship between tactile perception, simulation of instrument use and word in children aged from 2 to 5 years. The child was shown 11 instruments from her/his daily live, asked (i) what they were (word), (ii) to pretend to use them (gesture), and (iii) to identify them tactically. The 2-year-old children had more morphological deviations. With age, children made more tactile identifications. Children with more subextension and morphological deviations performed fewer gestures and made fewer tactile identifications. Children with more oral identifications were the ones with more tactile identifications. Children with more tactile identifications were the ones with more gestures of the “incorporation” type. There is an abrupt transition from 2 to 3 years in terms of quality and quantity of words. Tactile identification and gestures are associated with better diction and greater verbal lexicon. Both are mainly associated with the gesture of “incorporation”. The results support the hypothesis of an interaction between tactile perception, gesture and word acquisition.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCatela, D., Rauber, A., Correia, F., Pessoa, A., Lopes, C., Antunes, J. & Ferreira, P. (2021). Perceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short report. A.R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 89-91). Évora, Portugal: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-216-1pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-778-216-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3862
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Évorapt_PT
dc.relationFundação para a Ciência e Tecnologia UIDP/04748/2020- UIDB/04748/2020pt_PT
dc.subjectdesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectperceção tátilpt_PT
dc.subjectgestos icónicospt_PT
dc.subjectincorporaçãopt_PT
dc.subjectchildhoodpt_PT
dc.subjectlanguage developmentpt_PT
dc.subjecttactile perceptionpt_PT
dc.subjectgesturespt_PT
dc.subjectincorporationpt_PT
dc.titlePerceção tátil, gesto e linguagem oral em instrumentos do dia-a-dia de crianças de 2 a 5 anos: short reportpt_PT
dc.title.alternativeTactile perception, gesture and oral language in everyday instruments for children from 2 to 5 years of age: short reportpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvora, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage91pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleEstudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIVpt_PT
person.familyNameCatela
person.familyNameRauber
person.familyNameArrais
person.givenNameDavid
person.givenNameAndré Luiz
person.givenNameAna
person.identifier000000006879862X
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-idAF1B-81E1-D25D
person.identifier.ciencia-id7519-5ACF-4F26
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0001-9025-6031
person.identifier.ridJ-3158-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication6ed28fff-6abb-4aa7-a9d4-47480c329399
relation.isAuthorOfPublicationd22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
catela_rauber_serrao_tatil_gesto_palavra_2-5-anos_21.pdf
Size:
310.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format