Repository logo
 
Publication

O lugar dos avós no desenvolvimento e aprendizagem das crianças no Jardim de Infância

dc.contributor.advisorHamido, Gracinda
dc.contributor.authorSabino, Solange Isabel Pernas
dc.date.accessioned2021-08-16T23:18:07Z
dc.date.available2021-08-16T23:18:07Z
dc.date.issued2021-07-13
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve e analisa as minhas práticas de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório está organizado em duas partes, a primeira engloba, de forma reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos de estágio (caracterização da instituição, planeamento e avaliação das atividades). A segunda parte engloba todo o processo de investigação realizado. Este processo teve como principal objetivo investigar, a partir da voz das crianças e da análise da minha própria ação, a importância da relação entre avós e netos e a sua influência e contributos para a prática educativa. Utilizando uma metodologia de investigação-ação, recolhi dados que me permitiram concluir acerca do impacto positivo da relação com os avós na aprendizagem e bem-estar geral das crianças, assim como acerca da importância da escuta atenta das crianças e incorporação dessa observação na implementação da ação educativa.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes and analyses my supervised teaching practice in the scope of the Master’s degree in Kindergarten Education by the Escola Superior de Educação, in the Instituto Politécnico de Santarém. The report is organized in two parts. The first part encompasses, in a reflexive way, the teaching practice developed in different internship contexts (characterization of the institution, planning and evaluation of activities). The second part encompasses all of the research process. The main goal of this thesis was to research, focused on the children spontaneous words and on the analysis of my action, the importance of the relationship between grandchildren and grandparents and its influence and contribution to the children learning process. Using an ‘action-research’ methodology, I have collected data that enabled me to conclude on the positive impact of the relationship between grandchildren and grandparents on the children learning abilities and general well-being. I’ve also concluded on the importance of closely listening to the children and on the inclusion of those findings during the implementation of my teaching practice.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202756700
dc.identifier.tid202756700
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3605
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectintergeracionalidadept_PT
dc.subjectavóspt_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjecteducadorespt_PT
dc.subjectintergenerationalitypt_PT
dc.subjectgrandparentspt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.subjecteducatorspt_PT
dc.titleO lugar dos avós no desenvolvimento e aprendizagem das crianças no Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
...Relatório de Estágio _ Solange Sabino.pdf
Size:
3.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format