Repository logo
 
Publication

A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche

dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.authorArezes, Marta Lopes
dc.date.accessioned2017-08-22T16:15:32Z
dc.date.available2017-08-22T16:15:32Z
dc.date.issued2013-12-04
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThe presente report highlights the experiences and learning developed in scope of pedagogical practice, mirroring the path travelled by the diferente contexts internship in valences of kindergarten, 1st cycle of basic education and day-nursery. Are reported the main difficulties and learnings lived with a critical and reflexive posture about practice. This report also includes a investigative component whose data were collected in the context of day-nursery, in a group with children of different ages. Adopting a methodology of action-research, the study focused on the promotion of interaction and cooperation between peers, trying to understand the potential of this pedagogical practice, particularly in the development of children. The obtained results revealed evidences in improvement the well-being and involvement of children but also in their developing, particularly at level of language and autonomy. So, this strategy will can maximize the advantages of multiage groups and consequently, the development of children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201152215
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1874
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectinteraçãopt_PT
dc.subjectcooperaçãopt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.subjectday nurseypt_PT
dc.subjectinteractionpt_PT
dc.subjectcooperationpt_PT
dc.subjecteducator’s rolept_PT
dc.titleA interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório (Marta_Arezes).pdf
Size:
853.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Anexos (Marta_Arezes).pdf
Size:
881.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: