Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_Sara Cabral.pdf1.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. A oportunidade de realizar estágios em creche, jardim de infância e em 1.º ciclo do ensino básico enriqueceu o processo de formação inicial, na medida em que permitiu integrar os diferentes contextos e adquirir novas aprendizagens essenciais a uma prática pedagógica mais consciente. Para além disso, promoveu a reflexão sobre a temática em estudo, o mindfulness, que emergiu logo no estágio em creche. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório de natureza qualitativa desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, nas entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança.
The following report was elaborated within the scope of the Master’s Degree in Pre and Primary School Education. The opportunity to carry out internships in the context of Pre and Primary School enriched the initial learning process, as it allowed the integration of different contexts and the acquisition of new essential learnings for a more conscious pedagogical practice. Also, it promoted reflection in this field of study, mindfulness, that emerged from the internship at Preschool. The children surrounding environment is fundamental for a harmonious development, thus, when the stress factor was a constant presence, it became relevant to deepen the mindfulness approach and understand it’s importance in educational context. This explorational study of a qualitative nature was developed in two stages: the first consisted in the development of factual mindfulness-based activities in Pre and Primary School contexts; the second, in semi-directive interviews conducted with eight recognized experts in the field of mindfulness. This investigative exercise suggests that mindfulness can be an important tool for children as it promotes self-knowledge and emotional self-regulation. By cultivating kindness, empathy, gratitude and generosity contributing for the awareness of a common humanity. The mindfulness approach is important in educational context as it raises awareness for a holistic view of children development.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

educação mindfulness desenvolvimento education mindfulness development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue