Repository logo
 
Publication

Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorMestrinho, Nelson
dc.contributor.authorCunha, Juliana
dc.contributor.authorSousa, Maria Catarina
dc.contributor.authorLaranginha, Rita
dc.date.accessioned2020-04-29T16:15:02Z
dc.date.available2020-04-29T16:15:02Z
dc.date.issued2020-04
dc.description.abstractO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.pt_PT
dc.description.abstractSoil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B., Mestrinho, N., Cunha, J., Sousa, M. C., & Laranginha, R. (2020). Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores. Experiências em Ensino de Ciências, 15(1), 194-206.pt_PT
dc.identifier.issn1982-2413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2888
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul, Department of Chemistry, Center for Science and Technologypt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdfpt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectporosidadept_PT
dc.subjectsolospt_PT
dc.subjectinvestigaçãopt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectsciencept_PT
dc.subjectinquirypt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectsoilpt_PT
dc.subjectsoil porositypt_PT
dc.titleUma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMato Grosso, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage206pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage194pt_PT
oaire.citation.titleExperiências em Ensino de Ciênciaspt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameCavadas
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id7F17-36E5-FA39
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublicationdd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v15_n1_a2020.pdf
Size:
490.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format