Repository logo
 
Publication

As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorMarques, Nicole Vieira
dc.date.accessioned2023-08-14T16:17:29Z
dc.date.available2023-08-14T16:17:29Z
dc.date.issued2023-06-15
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is organized into two major parts. The first part concerns the description and discussion carried out on all supervised teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CBE) and the second part focuses only on research work conducted. This study presents a qualitative character and which aimed to understand if the pedagogical practices employed in Waldorf Pedagogy enhance the teaching of Sciences in students of the 1st and 2nd CBE. The study involved 14 students, from the two education levels, as well as the respective guardians and full class teacher or Natural Sciences teacher, in the case of the 2nd CEB. Data collected through questionnaires, interviews and field notes and supported with document analysis, show the relevance of being involved in the natural environment for the learning and motivation of students in the area of Sciences.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203331206
dc.identifier.tid203331206
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4519
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmeio naturalpt_PT
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectpedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectnatural environmentpt_PT
dc.subjectpedagogical practicespt_PT
dc.subjectWaldorf pedagogypt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.titleAs potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório de estágio_M1MCN_Nicole Marques.pdf
Size:
13.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: