Repository logo
 
Publication

Como se aprende num MOOC?

dc.contributor.authorMaia E Carmo, Teresa
dc.date.accessioned2018-01-14T18:49:36Z
dc.date.available2018-01-14T18:49:36Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractComo se processa a aprendizagem na modalidade de e-learning sob o formato MOOC? Neste estudo de caso qualitativo comparam-se duas experiências de aprendizagem do ponto de vista do participante em dois MOOC. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa exploratório-descritiva, onde se utilizaram as técnicas mais usadas em investigação qualitativa: a observação participante, o inquérito (por entrevista e questionário) e a análise documental. Os seus resultados apontam para uma experiência de aprendizagem participativa, distribuída, em rede, maciça, solitária e solidária, conveniente, flexível, internacional, informal, criativa, aberta e de qualidade. O que indica a operacionalidade dos MOOC como elementos estratégicos para a empregabilidade - uma vez que é possível treinar competências e habilitar os seus participantes com novos conhecimentos a custos muito baixos – assim como para a redução das desigualdades, por alargarem o acesso ao conhecimento a aprendentes periféricos a vários níveis em condições de qualidade e exigência científica apreciáveis.pt_PT
dc.description.abstractHow does learning work in MOOC format? In this qualitative case study two learning experiences are compared from the point of view of the participant in two MOOC. This is an exploratory-descriptive qualitative research, using the most used techniques in the field: participant observation, inquiry (by interview and questionnaire) and documental analysis. The results point to a participatory, distributed, networked, solitary and supportive, convenient, flexible, international, informal, creative, open and quality learning experience. This points to consider MOOCs as strategic elements for employability - since it is possible to train skills and equip their participants with new knowledge at very low costs - as well as to reduce inequalities, by widening access to knowledge under conditions of relevant scientific quality.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarmo, T.M. (2017). Como se aprende num MOOC?. Revista da UIIPS, 5(2), 198-210.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2013
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjecte-learningpt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjecttecnologiapt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjecttechnologypt_PT
dc.titleComo se aprende num MOOC?pt_PT
dc.title.alternativeHow do you really learn in a MOOC?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage210pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage198pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameMaia e Carmo
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-id0018-A201-3DA5
person.identifier.orcid0000-0003-3398-4571
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione2aa6a0c-efa7-4a60-827a-2232a1ad796f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye2aa6a0c-efa7-4a60-827a-2232a1ad796f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
408-1048-1-PB.pdf
Size:
850.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: