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A coordenação técnica de um departamento de futebol de formação: da conceptualidade à operacionalidade

dc.contributor.authorTeixeira, Eduardo
dc.contributor.authorLoureiro, Nuno
dc.date.accessioned2016-02-26T00:15:06Z
dc.date.available2016-02-26T00:15:06Z
dc.date.issued2015-05-01
dc.description.abstractIntrodução É consensual que a formação desportiva prestada pelos clubes deve responder a um processo exigente de preparação, desenvolvimento e consolidação de âmbito metodológico e pedagógico. Neste sentido, há uma preocupação crescente na organização de modelos de formação que visam direcionar os clubes (independentemente da sua dimensão e vocação) para um paradigma de organização adaptado às exigências do futebol de formação atual (Weinberg & Gould, 2003 e Wein, 2004). O processo de organização e intervenção nos clubes deve interligar as competências técnicas da modalidade com as da gestão do desporto (Stafford, 2015; Teixeira, 2013). Assim, parece-nos pertinente o desenvolvimento de um trabalho de índole técnica que vá ao encontro das necessidades de organização de um departamento de futebol de formação e, em especificidade, de toda a dinâmica e funcionalidade da sua coordenação técnica. Objetivo Propor um modelo de organização capaz de enquadrar e conceptualizar a coordenação técnica de um departamento de futebol de formação, objetivando a promoção de estratégias e práticas potenciadoras, adaptadas e ajustadas ao contexto específico dos clubes. Metodologia Considerando que o conceito de “Coordenação Técnica” visa a integração/inter-relação da gestão com o know-how técnico, sustentamos a nossa metodologia com base na exploração dos pontos salientados por Mintzberg (1992) e Locha & Ashley (2008): i) situar estrutura e promover a devida (re)organização; ii) estabelecer mecanismos que visem a construção, implementação e avaliação do departamento; iii) viabilizar o trabalho técnico-pedagógico coletivo e facilitar o processo de comunicação; iv) estabelecer a partilha e integração no departamento; bem como na experiência adquirida e refletida, dos autores, no desenvolvimento de práticas no âmbito da coordenação de estruturas de futebol de formação. Assim, e através de um modelo de organização quadrimensional para a potenciação da coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil, estabelecemos uma metodologia que visa a sugestão de estratégias que vão da dinamização à operacionalização de quatro dimensões de organização, nomeadamente: na conceptualização da coordenação; na organização estrutural da coordenação; no modelo de formação técnico e na planificação técnica. Implicações teóricas e práticas O desenvolvimento de um modelo de coordenação tem implicações que vão desde a conceptualização à operacionalização de quatro dimensões que nos parecem cruciais na gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Identificamos cada uma das dimensões: 1) Conceptualização da Coordenação Técnica: Dimensão que estabelece o enquadramento inicial de liderança de uma estrutura de coordenação ajudando ao delinear de objetivos, funcionalidade, enquadramento e adaptação da mesma ao contexto social em que o clube está inserido. Concomitantemente, baliza a responsabilidade da coordenação técnica (perfil, funções e normas de atuação) e estabelece linhas orientadoras para a sua preparação. 2) Organização Estrutural da Coordenação Técnica: Definidos os pressupostos conceptuais propõe-se uma metodologia de organização de um departamento de futebol de formação seguindo três eixos de gestão: i) organização geral com definição de estrutura, lógica funcional e organização dos escalões de formação; ii) criação de linhas orientadoras para todos os gabinetes, possíveis de serem promovidos num departamento; e iii) organização funcional que baliza toda a gestão dos recursos e de atividade do departamento. 3) Organização do Modelo de Formação Técnico: Estabelecimento de uma identidade na definição do modelo de ensino/aprendizagem do departamento. Desta forma, são elencadas estratégias que visam a criação de um modelo de preparação (etapas do modelo de preparação, orientações pedagógicas e metodológicas e lógica de organização dos conteúdos em função dos objetivos) e de um modelo de jogo adaptado que assegurem o desenvolvimento do processo em consonância com os princípios conceptuais estabelecidos pela coordenação. 4) Organização da Planificação Técnica A última dimensão do modelo propõe um conjunto de estratégias de planificação técnica e tático-estratégica que estão intimamente ligadas à operacionalidade dos elementos que constituem o departamento. Discussão com implicações para a gestão do desporto O modelo pretende contribuir para uma conceptualização/operacionalização de uma cultura organizacional de clube. Assim, o modelo de coordenação técnica pretende funcionar como um guia técnico/pedagógico capaz de responder às exigências cada vez maiores da dinâmica de gestão de um departamento específico dos clubes. Concomitantemente, pretende proporcionar uma multiplicidade de estratégias de intervenção que visem conceber, planear, organizar e operacionalizar a liderança de gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil. Bibliografia Locha, M & Ashley, P. (2008). Gestão por competências. Um estudo e proposta de modelo alinhado à gestão do conhecimento e objetivos estratégicos organizacionais, in IV congresso Nacional de Excelência em Gestão. Mintzberg, T. (1992). The strategy process: concepts and contexts. Englewood Cliffs. Stafford, I. (2005). Coaching for long-term athlete development: to improve participation and performance in sport. Leeds: Sports Coach UK. Teixeira, E. (2013). Futebol: Coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Trabalho enquadrado no âmbito da defesa do Título de Especialista na área de Desporto, modalidade desportiva de futebol (não publicado). Wein, H. Fútbol. (2004). A la medida del niño (vol. 1 e 2). Centro de estúdios, desarrollo e investigation del fútbol. Weinberg, R. & Gould, D. (2003). Foudations of sport and exercise psychology. Human Kineticks. USA.pt_PT
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