Repository logo
 
Publication

O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorOsório, Paulo
dc.contributor.authorSoares, Isabel
dc.date.accessioned2021-02-04T22:59:56Z
dc.date.available2021-02-04T22:59:56Z
dc.date.issued2010-07
dc.description.abstractEste texto pretende constituir um momento de descrição e, simultaneamente, de reflexão sobre o papel do conhecimento explícito da língua no manual escolar, tendo como base os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Assim, e uma vez que o 1º ciclo é o início da aprendizagem formal, optámos por analisar um dos manuais escolares mais adotados, em Portugal, no 3º e 4º anos do 1º ciclo. Os resultados evidenciaram que não há conformidade entre esses textos reguladores da prática pedagógica e o Programa.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to create a moment to describe and reflect about explicit knowledge of language, having as a base the National Program of Portuguese Language. Having in mind that 1º cycle is the beginning of the formal learning, we decided to analyze one of the most adopted textbooks in Portugal – 3º and 4º year levels. Results show that there is no articulation between the Portuguese Language Program and the normative texts for the pedagogical practices in the way that the Program points in one direction and the manuals in another.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, M., Osório, P., & Soares, I. (2010, jul-dez.). O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básico, Revista Polifonia, Estudos Linguísticos, 17 (21), 31-52. Cuiabá: Universidade de Mato Grosso. ISSN: 22376844. (http://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/polifonia/article/view/4/4). Indexação: Diadorim, Sumários.org.pt_PT
dc.identifier.issn22376844
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3294
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/polifonia/article/view/4/4pt_PT
dc.subjectmanual escolarpt_PT
dc.subjectconhecimento explícito da línguapt_PT
dc.subject1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectThe National Program of Portuguese Languagept_PT
dc.subjectexplicit knowledge of languagept_PT
dc.subjecttextbooks and manualspt_PT
dc.titleO conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuiabá: Universidade de Mato Grossopt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.issue21pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleRevista Polifonia, Estudos Linguísticospt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O conhecimento explícito da língua_seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º CEB.pdf
Size:
266.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format