Repository logo
 
Publication

Avaliar para conhecer. A avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?

dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorCorreia, Rosária
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.date.accessioned2021-02-06T23:22:28Z
dc.date.available2021-02-06T23:22:28Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEsta comunicação é sobre a avaliação do conhecimento gramatical no 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo o nosso ponto de partida aferir a articulação da avaliação externa com os textos reguladores da prática pedagógica. Pois, embora o domínio do Funcionamento da Língua, agora Gramática, apresente resultados positivos – 54% -, é de salientar que correspondem (apenas) “até um máximo de três respostas no conjunto dos seis itens considerados” (Prova de Aferição de 1º Ciclo - Língua Portuguesa – Relatório, 2012, p.8). O facto de a investigação ter vindo a demonstrar a existência de correlação entre os diferentes competências do português (Correia, Neves & Teixeira, 2011; Teixeira & Santos, 2011) e de o próprio Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) (2009) referir que se entende “por leitura o processo interactivo (...) que exige vários processos de actuação interligados (decifração de sequências grafemáticas, acesso a informação semântica” e “por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à Gramática da Língua, de um processo de fixação linguística” (p.16), justificam a relevância de um conhecimento aprofundado acerca da temática mencionada no parágrafo anterior. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao Conhecimento Explícito da Língua; ii) analisar as Metas Curriculares de Português, no que refere à Gramática; iii) analisar a prova do final do 1º Ciclo (2013); iv) conhecer os critérios de correção aplicados; v) perceber as características da avaliação externa. A investigação ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Todavia, os resultados apontam para a ausência de articulação entre os normativos reguladores da prática letiva e as provas de avaliação externa.pt_PT
dc.description.abstractThis communication is about the evaluation of grammatical knowledge in the 1st cycle of basic education, being our starting point the knowledge of the articulation between external evaluation and the regulatory texts of pedagogical practice, like programs. For, although the field of Funcionamento da Língua, now Gramática - grammar) presents positive results - 54% - is to emphasize that it corresponds (only) "up to three answers in all the six items considered" (Prova de Aferição de 1º Ciclo - Língua Portuguesa – Relatório, 2012, p.8). The fact, the research has been showing the correlation between the different competence of the Portuguese Language (Correia; Neves & Teixeira, 2011; Teixeira & Santos, 2011) and the Programme Portuguese Basic Education (PPBE) 2009) itself refers “for reading the interactive process (...) that require several processes of interconnected performance (the deciphering of “grafemáticas” sequences, of semantic information” and “for writing the result, bestowed upon meaning and according to the grammar of the language, upon a process for the linguistic setting” (p.16), justifies the importance of a deeper knowledge about the thematic mentioned in the previous paragraph. Thus, it is our purpose: i) to analyse the PPBE (2009), regarding the explicit knowledge of the language, ii) to analyse the Goals of Portuguese Curriculum (GPC) (2012), in terms of grammar, iii) to analyse the assessment proof of the end of the 1st cycle (2013); iv) to know the criteria applied for classification; v) to understand the characteristics of external evaluation. This investigation is still on development. However, the results point to an articulation between external evaluation and the guiding documents of teaching practice.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, M., Correia, R., & Pereira, S. (2014). Avaliar para conhecer. A avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?. In Catarina Tomás & Carolina Gonçalves (orgs.). Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 434-450). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 989-98421.pt_PT
dc.identifier.isbn989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3322
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp:// www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdfpt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectavaliaçãopt_PT
dc.subjectdocumentos reguladores da prática letivapt_PT
dc.subjectgrammarpt_PT
dc.subjectassessmentpt_PT
dc.subjectguiding documents for teaching practicept_PT
dc.titleAvaliar para conhecer. A avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
oaire.citation.endPage450pt_PT
oaire.citation.startPage434pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospt_PT
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliar para conhecer A avaliação externa vs avaliação interna.pdf
Size:
593.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format