Repository logo
 
Publication

Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE

dc.contributor.authorSantos, Marta Maria
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorSilva, Francisco
dc.date.accessioned2018-03-05T00:04:15Z
dc.date.available2018-03-05T00:04:15Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractFoi aplicado um questionário a 30 EE de uma Escola Secundária do distrito de Leiria, constituído por 4 blocos temáticos: caracterização pessoal; inclusão de alunos NEE em turmas do ensino secundário; inclusão e aprendizagem conteudinal e inclusão e aceitação social. Destes 30 participantes 10 EE de alunos sem NEE, cujos educandos tinham contacto com a inclusão; 10 EE de alunos sem NEE, cujos educandos não tinham contacto com a inclusão; 10 EE de alunos NEE. Os dados obtidos pela análise estatística SPSS (versão 22.0), permitiram observar que os EE demonstraram atitudes favoráveis perante a inclusão, considerando mais vantagens que prejuízos para os alunos NEE, como para os alunos sem NEE, principalmente ao nível da aceitação social. Contudo, os EE de alunos sem NEE, cujos educandos têm contacto com a inclusão nas suas turmas, e no que diz respeito à aprendizagem conteudinal e aceitação social, evidenciaram atitudes menos favoráveis face à inclusão.pt_PT
dc.description.abstractA questionnaire was applied to 30 parents of a Secondary School of the district of Leiria, constituted by 4 thematic blocks: personal characterization; Inclusion of SEN students in secondary school classes; Inclusion and conteudinal learning and inclusion and social acceptance. Of these 30 participants 10 parents of students without SEN, whose students had contact with the inclusion; 10 parents of students without SEN, whose students had no contact with inclusion; 10 parents from SEN students. The data obtained by the SPSS statistical analysis (version 22.0) allowed us to observe that the parents demonstrated favorable attitudes towards the inclusion of students with SEN, considering more advantages than losses for both the SEN students and the non-SEN students, especially at the level of Social acceptance. However, parents of students without SEN, whose students have contact with inclusion in their classes, and with regard to conteudinal learning and social acceptance, have shown less favorable attitudes towards inclusion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, M.M.., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE . Revista da UIIPS, 5(1), 163-174.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2147
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectatitudespt_PT
dc.subjectencarregados de educaçãopt_PT
dc.subjectensino secundáriopt_PT
dc.subjectestudantes com NEEpt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectattitudespt_PT
dc.subjecthigh schoolpt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectparentspt_PT
dc.subjectstudent with special educational needspt_PT
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEEpt_PT
dc.title.alternativeInclusion of students with special educational needs (sen) in secondary education: the attitudes of parents of students without SEN and with SENpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage174pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
367-887-1-PB.pdf
Size:
365.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: