Repository logo
 
Publication

A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro

dc.contributor.advisorDelgado, Luísa
dc.contributor.authorMedeiros, Tereza Alice Amaro
dc.date.accessioned2018-04-01T22:53:34Z
dc.date.available2018-04-01T22:53:34Z
dc.date.issued2018-03-20
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de implantação do Currículo Integrado do Curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado no Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 do Cruzeiro), uma unidade de ensino pública localizada em Brasília, Distrito Federal - DF. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como de documentos oficiais norteadores, para compreender e verificar a organização curricular e as especificidades do curso ofertado; observação participante, para conhecer o lócus da pesquisa e os processos desenvolvidos nas reuniões pedagógicas coletivas; e realização de entrevista semiestruturada com docentes, vice-diretor, coordenador pedagógico e estudantes do curso, para analisar quais foram suas percepções em relação à implantação do curso e à forma como ele foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre. Desta forma, podemos concluir que o PPC foi construído com base nos diplomas legais e dentro de um modelo de gestão participativa. Ficou claro que a ocorrência das dificuldades e questionamentos acerca da organização curricular do curso se devem, principalmente, ao fato de o curso ser novo. Percebeu-se a necessidade de haver um maior entendimento sobre os pressupostos de Currículo Integrado e Formação Integrada em prol do aprimoramento do curso. Apesar disso, o estudo apontou que a implantação do curso foi desenvolvida de maneira satisfatória e diversas ações pedagógicas e interdisciplinares foram identificadas como condições imprescindíveis para a efetivação do Currículo Integrado, tais como o comprometimento da equipe escolar a partir de um trabalho em conjunto, resultando num grupo de estudantes entusiasmado e dedicado, bem como a importância das reuniões pedagógicas coletivas, vistas como importantes momentos destinados às orientações, discussões e reflexões sobre o planeamento do curso. Ficou evidente que a construção coletiva de um Currículo Integrado na modalidade EJA possibilitou ofertar uma educação integral unitária e significativa aos estudantes. A pesquisa também revelou o papel social do curso, na medida em que objetiva formar sujeitos autônomos, críticos e profissionais capazes de realizar o trabalho com ética, qualidade e responsabilidade social.pt_PT
dc.description.abstractThis Master's Dissertation in Social Education and Community Intervention presents the results of the research on the process of implementation of the Integrated Curriculum of the Technical Course in Public Services in the modality of Education for Young and Adults (Educação de Jovens e Adultos - EJA), offered at Centro Educational 02 do Cruzeiro, a public education school located in Brasília - Brazil. The qualitative research used the documental analysis of the Pedagogical Course Project, as well as official guiding documents to understand and verify the curricular organization and the specificities of the available course; on-site observation, to know the locus of the research and the developed processes in the collective pedagogic meetings; and a semi-structured interviews with teachers, vice principal, pedagogical coordinator and students to analyze their perceptions regarding the implementation of the course and how it was developed during the first semester. In this way, we can conclude that the Pedagogical Course Project was built based on legal diplomas and within a participatory management model. It was clear that the occurrence of difficulties and questionings about the curricular organization of the course is mainly due to the fact that the course is new. It was noticed that there is a need for a better understanding of the assumptions of Integrated Curriculum and Integrated Training in order to improve the course. In spite of this, the study pointed out that the implementation of the course was satisfactorily developed and several pedagogical and interdisciplinary actions were identified as essential conditions for the implementation of the Integrated Curriculum such as the commitment of the school from a teamwork resulting in an enthusiastic and dedicated group of students, as well as the importance of collective pedagogical meetings that were seen as important moments for orientations, debates and reflections on the course planning. It was evident that the collective construction of an Integrated Curriculum in the EJA modality made it possible to offer a unitary and meaningful integral education to the students. The research also revealed the social role of the course insofar as it aims to form autonomous, critical and professional individuals that are capable of performing their work with ethics, quality and social responsibility.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201889188
dc.identifier.tid201889188
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2172
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEJApt_PT
dc.subjectcurrículo integradopt_PT
dc.subjectformação integradapt_PT
dc.subjectintegrated curriculumpt_PT
dc.subjectintegrated trainingpt_PT
dc.titleA implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Versão final Tereza Medeiros.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: