Repository logo
 
Publication

Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários

dc.contributor.authorChaves, Nádia Mangabeira
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorGontijo, Simone
dc.date.accessioned2018-01-08T22:38:00Z
dc.date.available2018-01-08T22:38:00Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo investigou a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação às habilidades sociais (HS) inerentes à atuação do professor. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas; aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados indicaram uma necessidade de desenvolvimento de HS, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido; percepções sobre o trabalho docente que englobam habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais; proposta de PPC direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências sem explicitar as HS. Foram propostas intervenções em educação social considerando o papel social do professor e a formação integral, com articulação para participação dos futuros docentes em espaços comunitários.pt_PT
dc.description.abstractThis article investigated the teacher training of the licentiate course in Letters/Spanish of the Federal Institute of Brasília (IFB) in relation to the social skills (SS) inherent to the teacher's performance. The target-public consisted of a sample of students from that course enrolled in higher education by SiSU. The qualitative research used semi-structured interviews; application of the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette); and documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC). The results indicated the need for SS development, especially the assertive skills, expressing positive affect and communicating with the unknown public; perceptions about teaching work that include technical, communicative, empathic, technological, relational skills; proposal of PPC directed to the development of skills and competences without explicitly the SS. Interventions in social education were proposed considering the social role of the teacher and the integral formation, with articulation for the participation of the future teachers in communitarian spaces.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChaves, N.M.,Galinha,S. & Gontijo, S. (2017). Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários. Revista da UIIPS, 5(3), 99-114.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1967
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSpt_PT
dc.subjecthabilidades sociaispt_PT
dc.subjectformação docentept_PT
dc.subjectlicenciaturapt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectteacher trainingpt_PT
dc.subjectlicentiate (undergraduate course)pt_PT
dc.titleFormação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitáriospt_PT
dc.title.alternativeTeaching training and social skills: contributions to the integral training of university studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
423-1127-1-PB.pdf
Size:
631.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: