Repository logo
 
Publication

Papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorPereira, Tânia Isabel Leitão
dc.date.accessioned2017-08-25T16:08:20Z
dc.date.available2017-08-25T16:08:20Z
dc.date.issued2014-12-15
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende espelhar o percurso realizado ao longo de três semestres, refletindo as experiências e aprendizagens adquiridas e desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. O mesmo encontra-se dividido em três partes: a primeira contempla as vivências passadas ao longo dos três estágios realizados, nomeadamente em pré-escolar, 1.º ciclo – 1.º e 2.º anos e em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos, bem como o trabalho desenvolvido. Surge também uma reflexão acerca do meu percurso de aprendizagem profissional, assim como do meu percurso investigativo. Na segunda parte apresento o trabalho de pesquisa, por mim desenvolvido, acerca do trabalho da consciência fonológica com alunos do 1.º ciclo e a sua relação com a aprendizagem da leitura. Trata-se de um estudo que segue a metodologia de investigação-ação, de natureza qualitativa, com recurso à observação de aulas e à análise dos materiais de apoio construídos intencionalmente para trabalhar a consciência fonológica com os alunos das turmas onde estagiei. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre todo o percurso e trabalho realizado ao longo do presente mestrado.pt_PT
dc.description.abstractThis report intends to mirror over the route followed over three school semesters, reflecting on the experiences and acquisitions that took place throughout the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle (Primary Education). The work is divided into three parts: the first focuses on the experiences and the work developed over the three internships, particularly in pre-school, 1st cycle - 1st and 2nd years and 1st cycle - 3rd and 4th years. This part also includes a reflection on the course of my professional learning, as well as my research path. In the second part, I present the research work developed on the promotion of the phonological awareness with students from 1st cycle and its relationship with learning how to read. This work followed an action-research qualitative methodology, with observation of classes and analysis of the supporting materials intentionally conceived to developed the phonological awareness of the students of the classrooms I made my internships in. Finally, I present a reflection over all of the pater and work done throughout this Masters.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201152428
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1895
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectconsciência fonológicapt_PT
dc.subjectconsciência linguísticapt_PT
dc.subjectfonemapt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectphonological awarenesspt_PT
dc.subjectlinguistic awarenesspt_PT
dc.subjectphonemept_PT
dc.subjectreadingpt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.titlePapel da consciência fonológica na aprendizagem da leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
25.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: