Repository logo
 
Publication

Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.date.accessioned2023-01-29T22:17:14Z
dc.date.available2023-01-29T22:17:14Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.description.abstractA atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da alimentação” visa que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da alimentação para a saúde humana, num contexto interdisciplinar com a estatística.Foi usado um guião para estruturar a sequência didática da proposta de trabalho, orientar o trabalho autónomo das estudantes em formação inicial de professores e recolher os dados das suas produções. As 35 estudantes participantes, organizadas em grupos de trabalho, tiveram de criar ementas saudáveis e relacionar indicadores individuais de saúde. Tiveram um bom desempenho na inclusão de alimentos da maioria dos grupos da roda dos alimentos, excetuando as leguminosas. O desempenho foi inferior na diversidade dos alimentos. Foram cometidos alguns erros alimentarese ocorreram dificuldades no respeito dos limites calóricos. Os resultados também sugerem que algumas estudantes têm dificuldade em identificar relações estatísticas entre indicadores e não apresentam conhecimentos sobre estatística inferencial.pt_PT
dc.description.abstractThe activity “CreativeLab_Sci&Math: Food Statistics” goal is that students mobilize knowledge about the importance of food for human health, in an interdisciplinary context with statistics. A guide was used to structure the didactic sequence of the work proposal, to support the autonomous work of students in a teacher education program and as an instrument for data collection of their productions. The 35 participating students, organized in working groups, had to create healthy menus, and relate individual health indicators. They performed well in including foods from most groups on the food wheel, except for legumes. Performance was lower in food diversity. Some dietary misconceptions were made and there were difficulties in respecting caloric limits. The results also suggest that some students had difficulty to identify statistical relations between individual health indicators and do not present knowledge of inferential statistics.pt_PT
dc.description.abstractLa actividad “CreativeLab_Sci&Math: Estadísticas de alimentación” tiene como objetivo que los estudiantes movilicen conocimientos sobre la importancia de los alimentos para la salud humana, en un contexto interdisciplinario con estadística. Se utilizó un guion para estructurar la secuencia didáctica de la propuesta de trabajo, para orientar el trabajo autónomo de los estudiantes en la formación inicial del profesorado y como instrumento de recogida de datos sobre sus producciones. Los 35 estudiantes participantes, organizados en grupos de trabajo, tuvieron que crear menús saludables y relacionar con indicadores de salud individuales. Tuvieron un buen desempeño al incluir alimentos de la mayoría de los grupos de la rueda de alimentos, con la excepción de las legumbres. El desempeño fue menor en diversidad de alimentos. Se cometieron algunos errores dietéticos y hubo dificultades para respetar los límites calóricos. Los resultados también sugieren que algunos estudiantes tienen dificultades para identificar relaciones estadísticas entre indicadores y no tienen conocimiento de lo que es realizar estadísticas inferenciales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B. & Santos, R. (2022). Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação. APEduC Revista, 3(1), 43-62. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/215/113pt_PT
dc.identifier.issn2184-7436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4277
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Trás-os -Montes e Alto Douro - UTADpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/215/113pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectalimentaçãopt_PT
dc.subjectbiologia humanapt_PT
dc.subjectestatísticapt_PT
dc.subjectformação inicial de professorespt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectfoodpt_PT
dc.subjecthuman biologypt_PT
dc.subjectinitial teacher educationpt_PT
dc.subjectinterdisciplinarypt_PT
dc.subjectstatisticspt_PT
dc.subjectalimentaciónpt_PT
dc.subjectbiología humanapt_PT
dc.subjectestadísticapt_PT
dc.subjectformación inicial del profesoradopt_PT
dc.subjectinterdisciplinariedadpt_PT
dc.titleCreativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentaçãopt_PT
dc.title.alternativeCreativelab_Sci&Math | A study in a teacher education program about food statisticspt_PT
dc.title.alternativeCreativelab_Sci&Math| Un estudio en la formación inicial del profesorado en estadísticas de alimentaciónpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Realpt_PT
oaire.citation.endPage62pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleAPEduC Revistapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameCavadas
person.familyNameSantos
person.givenNameBento
person.givenNameRaquel
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
215-Texto Artigo-1419-4-10-20220502.pdf
Size:
824.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: