Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a teoria de Van Hiele

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticas
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMestrinho, Nelson
dc.contributor.authorFernandes, Mariana Abreu
dc.date.accessioned2025-05-20T15:34:25Z
dc.date.available2025-05-20T15:34:25Z
dc.date.issued2025-04-01
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório está organizado em duas partes. A primeira refere-se à apresentação e reflexão acerca das Práticas de Ensino Supervisionadas em 1.º e 2.º ciclos. A segunda parte contempla a componente investigativa, que se centra no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de van Hiele. Neste estudo, que seguiu um paradigma interpretativo, decorreu em contexto de estágio e teve como participante alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Báscio e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através da observação participante e análise documental. Os resultados mostraram que os alunos do 4.º e 6.º ano apresentam, nas suas produções, elementos explícitos e implícitos do nível 1 e explícitos de nível 2 do pensamento de van Hiele. Além disso, a generalidade dos alunos mostraram evidências de se encontrarem numa fase de desenvolvimento entre os níveis 1 e 2. Os resultados revelam ainda a importância dos professores terem em conta o nível de van Hiele em que os alunos se encontram para poder adequar o vocabulário e organizar as suas aulas.por
dc.description.abstractThis report was drawn up as part of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, held at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. This report is organised into two parts. The first refers to the presentation and reflection on the Supervised Teaching Practices in the 1st and 2nd cycles. The second part covers the research component, which centres on the development of geometric thinking according to van Hiele's theory. This study, which followed an interpretative paradigm, took place in the context of an internship and involved students from the 4th and 6th year of primary school. The data was obtained through participant observation and document analysis. The results show that the 4th and 6th grade students present explicit and implicit elements of level 1 and explicit elements of level 2 of van Hiele's thinking in their productions. Furthermore, most students exhibited evidence of being in a developmental phase between Levels 1 and 2. They also show how important it is for teachers to take into account the level of van Hiele's thinking their students are at in order to adapt their vocabulary and organise their lessons.eng
dc.identifier.other203936752
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5783
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectestágio
dc.subjectgeometria
dc.subjectelementos explícitos
dc.subjectelementos implícitos
dc.subjectníveis de van Hiele
dc.subjectstage
dc.subjectgeometry
dc.subjectexplicit elements
dc.subjectimplicit elements
dc.subjectvan Hiele levels
dc.titleO desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a teoria de Van Hielepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_de_estágio_M1MCN_Mariana_Fernandes (5).pdf
Size:
32.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: