Repository logo
 
Publication

Festividades sazonais e comunitárias no currículo em educação de infância

dc.contributor.advisorSá, Maria Teresa
dc.contributor.authorSantos, Tânia Andreia Pinto dos
dc.date.accessioned2017-08-22T16:00:08Z
dc.date.available2017-08-22T16:00:08Z
dc.date.issued2014-03-11
dc.descriptionRelatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório engloba o percurso formativo ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e Jardim de Infância, refletindo as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, assim como a emergência de questões decorrentes da prática. A problemática estudada, centrada nas valências de Creche e de Jardim de Infância, refere-se à Importância das festividades sazonais e comunitárias num currículo em Educação de Infância. A partir da abordagem do significado e importância das festividades feita por alguns autores, o presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância atribuída pelas educadoras de infância à celebração das festividades, quais as datas que privilegiam, os motivos que justificam essas escolhas, assim como as implicações que identificam para as aprendizagens e para o desenvolvimento infantil. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por entrevista. Conclui-se que nas duas valências as profissionais integram no trabalho educativo a comemoração de determinados dias festivos, garantindo a sua importância e considerando que promovem aprendizagens em todas as áreas do desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThe present report covers the formative path along the supervised teaching practice in the context of Nursery and Kindergarten, reflecting the learning achieved and difficulties experienced as well as the emergence of issues arising from practice. The studied problem, focusing on the valences of Nursery and Preschool, refers to the importance of seasonal and community festivities in a curriculum in Childhood Education. From the approach to the meaning and importance of the festivities by some authors, this study has the overall objective of understanding the importance given by the kindergarten teachers to the celebration of the festivities, which dates that privilege, the reasons for these choices, as well as identifying the implications for learning and child development. The study, of qualitative and exploratory nature, uses for data collection technique interview survey. It is concluded that on both valences, the kindergarten teachers integrate on the educational work the celebration of certain festive days, ensuring their importance as promoters of learning in all areas of development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1873
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectfestividades sazonais e comunitáriaspt_PT
dc.subjecteducação de Infânciapt_PT
dc.subjectcurrículopt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectseasonal and community festivitiespt_PT
dc.subjectchildhood educationpt_PT
dc.subjectcurriculumpt_PT
dc.subjectnurserypt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectteaching practicept_PT
dc.titleFestividades sazonais e comunitárias no currículo em educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final- Tânia Santos MEPE.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: