Repository logo
 
Publication

Gestão de conflitos no espaço educativo: conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorSilva, Susana Margarida Demétrio da
dc.date.accessioned2014-11-10T00:02:47Z
dc.date.available2014-11-10T00:02:47Z
dc.date.issued2013-11-21
dc.descriptionRelatório de estágio, apresentado à Escola Superior de Educação, para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientadoras: Maria João Cardona Correia Antunes e Marta Andreia de Sousa Jacinto Uvapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio resume o trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. Na primeira parte, necessitei de recorrer a informação contida nos projetos de intervenção, nas planificações elaboradas pares e reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio (educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e creche), bem como o consequente percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, precisei de fundamentar o trabalho de pesquisa realizado sobre a gestão de conflitos no espaço educativo - conceções de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico, recorrendo a diversos autores/as que estudam esta problemática e à realização de entrevistas com educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Considero que de uma maneira geral as principais conclusões prendem-se com as semelhanças das respostas dadas por parte das educadoras de infância e as diferenças destas com as respostas das professoras do 1º ciclo do ensino básico. Se por um lado esta disparidade pode derivar do facto de as educadoras de infância entrevistadas serem mais experientes, por outro lado, penso poder dizer que estas diferenças estão também relacionadas com a especificidade da educação pré-escolar e escolar, bem como, as diferenças na forma de conceber o papel dos conflitos no processo educativo e a relação adulto-criança. O(s) conflito(s) naturalmente fazem parte da vida de todos/as nós.por
dc.identifier.tid201557142
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1062
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectGestão de conflitospor
dc.subjectEspaço educativopor
dc.subjectEducadores de Infânciapor
dc.subjectProfessores do 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleGestão de conflitos no espaço educativo: conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana Margarida Demétrio da Silva.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: