Repository logo
 
Publication

Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores

dc.contributor.authorRodrigues, Gladys da Silva
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.date.accessioned2018-01-28T22:33:36Z
dc.date.available2018-01-28T22:33:36Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO estudo realizado sobre o apoio domiciliário pretende conhecer as perspetivas de famílias e educadores. Nele referenciamos as práticas da intervenção precoce (IP), ressaltando-se a necessidade das famílias e dos profissionais se envolverem em práticas participativas, que fomentem o diálogo e a aquisição de competências. Dá-se especial relevância ao domicílio, enquanto contexto educativo, pois este está diretamente associado ao desenvolvimento da criança e ao seu bem-estar. Nesta senda, o profissional de intervenção precoce desenvolve capacidades de comunicação e procura maximizar o apoio em contexto domiciliário, com a mínima intrusão, respeitando os valores e crenças da família. Ao entrevistarmos educadores de infância que exercem funções nas equipas locais de intervenção precoce e as famílias apoiadas, pretendíamos também desmistificar a possível existência de uma conflitualidade entre os valores pessoais de uns e de outros e perceber se existem sentimentos de perda de privacidade e de intromissão. Ficámos a saber que ambos os grupos entrevistados consideram que os benefícios do apoio domiciliário se sobrepõem a qualquer destes sentimentos.pt_PT
dc.description.abstractThis study on home care provision aims to understand the perceptions that families and educators have on the subject of early intervention. Early intervention, referenced in this text (EI), highlights the need for families and professionals to engage in active practices that foster dialogue and the acquisition of skills. The home becomes especially relevant as an educational environment as it has a direct effect on the child's development and well- being. In this vein, the early intervention professional develops communication skills and seeks to maximize support within the home environment, with minimal intrusion whilst respecting the values and beliefs of the family. Interviews were conducted with kindergarten teachers, who work in local early intervention teams, as well as the families which receive the support. The aim of these interviews was to demystify the possible existence of conflict between the personal values of each group, and to understand whether or not there are feelings of intrusion and a loss of privacy, which could affect both. The conclusion drawn was that both groups considered that the benefits of home care provision, on the whole, surpassed any previously identified challenges.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, G.R., Seixas,S. & Piscalho, I.(2017). Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores. Revista da UIIPS,5(1). 5-20.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2074
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectapoio domiciliáriopt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectintervenção precocept_PT
dc.subjectprofissional de IPpt_PT
dc.subjectearly interventionpt_PT
dc.subjectEI professionalpt_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjecthome carept_PT
dc.titleApoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadorespt_PT
dc.title.alternativeHome care: family and educators perspectivespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
355-837-1-PB.pdf
Size:
796.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: