Repository logo
 
Publication

A medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do distrito federal

dc.contributor.authorFonseca, Alessandra
dc.contributor.authorDelgado, Luísa
dc.contributor.authorMadeira, Maria Cristina
dc.date.accessioned2018-01-09T00:55:38Z
dc.date.available2018-01-09T00:55:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Educação no Sistema Socioeducativo e seus desdobramentos, explicitando a complexidade desta temática, principalmente sobre as medidas privativas e restritivas de liberdade feminina. Investigou-se a relação que as adolescentes em conflito com a lei estabeleceram com a unidade socioeducativa e como essa relação poderá contribuir para a reconstrução de suas vidas. A metodologia adotada foi à qualitativa, por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a partir dos princípios da História Oral Temática. A apreciação das entrevistas realizou-se a partir da utilização da Análise de Conteúdo Categorial. Identificou-se que o primordial para a efetividade da medida socioeducativa foi à relação estabelecida entre as adolescentes e a unidade socioeducativa, ou seja, esta relação contribuiu significativamente para o início da reconstrução da trajetória de vida delas.pt_PT
dc.description.abstractThis research presents a discussion about Education in the Socioeducational System and its unfolding, explaining the complexity of this subject, especially on the private and restrictive measures of female freedom.This research investigated the relationship that adolescents in conflict with the law established with the socio-educational unit and how this relationship could contribute to the reconstruction of their lives. The methodology adopted was qualitative, through participant observation and semi-structured interviews based on the principles of Oral Thematic History. The evaluation of the interviews was made using the Categorical Content Analysis. It was identified that the key to the effectiveness of the socio-educational measure was the relationship established between the adolescents and the socio-educational unit, that is, this relationship contributed significantly to the reconstruction of their life trajectory.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFonseca, A., Delgado,L. & Madeira, M.C. (2017). A medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do distrito federal. Revista da UIIPS, 5(3), 179-196.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1973
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSpt_PT
dc.subjectadolescênciapt_PT
dc.subjecteducação socialpt_PT
dc.subjectsistema socioeducativopt_PT
dc.subjectadolescencept_PT
dc.subjectsocial educationpt_PT
dc.subjectsocio-educational systempt_PT
dc.titleA medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do distrito federalpt_PT
dc.title.alternativeThe socioeducative measure of semiliberty and its potential transformer: a case study conducted in a female unit of the Federal Districtpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage196pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage176pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
429-1139-1-PB.pdf
Size:
262.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: