Repository logo
 
Publication

Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.authorStasyuk, Inna
dc.date.accessioned2019-08-21T09:55:44Z
dc.date.available2019-08-21T09:55:44Z
dc.date.issued2019-06-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório perspetiva o percurso formativo e investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Divide-se em duas partes, uma primeira, referente à prática desenvolvida e vivências na Creche e no Jardim de Infância e outra relativa a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo procurou compreender a importância do brincar no recreio para o desenvolvimento da criança e entender como um grupo do Jardim de Infância imaginava o seu “recreio ideal”. Os dados obtidos através da observação participante, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo e análise documental, permitiram verificar que o recreio ideal é imaginado com materiais móveis, estruturas fixas, elementos da natureza, jogos, atividades e brincadeiras, com diferentes áreas, um espaço onde existe maior liberdade dos movimentos. O espaço exterior apresenta ainda diversas potencialidades para o desenvolvimento da criança. Assim, é importante envolver as crianças na sua organização e proporcionar oportunidades para brincar fora de portas.pt_PT
dc.description.abstractThis report looks at the formative and investigative course carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education. It is divided into two parts, the first one, referring to the practice developed and experiences in the Day Care Center and the Kindergarten and another on the research component. The qualitative case study sought to understand the importance of playing in the playground for the development of the child and to understand how a group of kindergarten children imagined their "ideal playground". The data obtained through participant observation, semi-structured interview, content analysis and documentary analysis allowed to verify that the ideal recreation is imagined with moving materials, fixed structures, elements nature, games, activities and games, with different areas, a space where there is greater freedom of movement. The outer space also presents several potentialities for the development of the child. Thus, it is important to involve children in your organization and provide opportunities to play outside doors.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202256626
dc.identifier.tid202256626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2672
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento e aprendizagempt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subjectrecreiopt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectdevelopment and learningpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.subjectplaygroundpt_PT
dc.titleBrincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu "recreio ideal"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Inna final Mestrado.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: