Repository logo
 
Publication

Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE

dc.contributor.authorMarques, Maria Margarida
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorSilva, Francisco
dc.date.accessioned2018-03-05T00:18:26Z
dc.date.available2018-03-05T00:18:26Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCom o presente estudo quantitativo, propusemo-nos caraterizar as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial quanto à frequência, iniciativa e ordem de trabalhos, e analisar em que medida as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com o professor de Educação Especial influenciam as práticas pedagógicas que desenvolvem com estudantes com NEE. O estudo realizado permitiu-nos observar que as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial acontecem essencialmente nos conselhos de turma, uma vez por período e por iniciativa da direção da escola ou do diretor de turma, e que existe uma relação entre as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com os professores de Educação Especial e as práticas pedagógicas que desenvolvem com alunos com NEE.pt_PT
dc.description.abstractWith our quantitative study, we proposed to characterize the formal interactions between Secondary School teachers and Special Education teachers regarding the frequency, initiative and order of work, and to analyze the extent to which Secondary School teachers' attitudes towards the professional relationship they establish With the Special Education teacher influence the pedagogical practices they develop with students with SEN. The study allowed us to observe that the formal interactions between teachers of Secondary Education and teachers of Special Education occur essentially in the class councils, once per period and at the initiative of the direction of the school or of the class director, and that there is a relation Between the attitudes of Secondary School teachers in relation to the professional relationship they establish with Special Education teachers and the pedagogical practices they develop with students with SEN.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, M.M.., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE. Revista da UIIPS, 5(1), 175-190.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2148
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectprofessor de educação especialpt_PT
dc.subjectprofessor do ensino secundáriopt_PT
dc.subjectrelação profissionalpt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectpedagogical practicept_PT
dc.subjectprofessional relationshippt_PT
dc.subjectsecondary educationpt_PT
dc.subjectspecial need educationpt_PT
dc.titleRelação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEEpt_PT
dc.title.alternativeRelation professor of secondary education - professor of special education: pedagogical practice with students with SENpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage190pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage175pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
369-892-1-PB.pdf
Size:
363.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: