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Raquel Mendes Lopes, Nádia

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  • Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre educação ambiental
    Publication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa Cristina Vicente; Lopes, Nádia; Maurício Dias, José
    O curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém) visa proporcionar uma formação abrangente a estudantes com necessidades educativas especiais para que desenvolvam um conjunto de competências essenciais ao ingresso no mercado de trabalho. Numa perspetiva de integração curricular, os docentes das unidades curriculares de Qualidade de Vida (QV), Atelier de Contabilidade (AE) e Desenvolvimento de Competências Técnicas Empresariais (DCTE) mobilizaram-se para planificar e concretizar uma atividade de Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da prática pedagógica proporcionada aos estudantes e os resultados de uma atividade que visou desenvolver competências associadas ao desenvolvimento sustentável. Participaram os onze estudantes de LMDT do ano letivo 2018-19 e quatro professores do curso. A atividade interdisciplinar visava que os estudantes fossem capazes de: i) Distinguir os resíduos que devem e não devem ser depositados nos ecopontos azul, verde e amarelo e no contentor do lixo indiferenciado; ii) Organizar os resíduos recolhidos no campus do IPSantarém e tratar os dados; iii) Identificar ações que podem ser aplicadas para reduzir esses resíduos. Os dados foram recolhidos através de uma observação participante, registos fotográficos e produções dos estudantes. A atividade interdisciplinar decorreu em quatro aulas. Numa primeira aula, com o professor de QV, os estudantes através da exploração e discussão de diversos recursos educativos digitais distinguiram o significado e as ações associadas aos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e iniciaram a discussão sobre os tipos de resíduos que devem ser depositados nos ecopontos azul, verde, amarelo e contentor indiferenciado. Na segunda aula, com os professores de QV e AC, recolheram resíduos no campus do IPSantarém e, em laboratório, organizaram-nos e contabilizaram-nos por tipologia. Na terceira aula, com os professores de DCTE, os dados foram organizados num gráfico usando um recurso digital. Por fim, numa quarta aula e com o professor de QV, analisaram os resultados e identificaram que os resíduos mais abundantes pertencem ao ecoponto amarelo (palhinhas, copos de plástico, garrafas de sumo), seguidos dos que pertencem ao ecoponto azul (copo de papel, papel diverso e caixas de cigarros), e, por último, os do ecoponto verde (garrafas). Dessa análise emergiu uma discussão em que identificaram ações para reduzir esses resíduos: “Usar copos de vidro é uma forma de reduzir palhinhas”; “Os copos de plástico podem ser substituídos por copos de vidro porque permitem mais reutilizações”; “Para diminuir o número de garrafas de plástico, podemos usar garrafas reutilizáveis. Dessa forma, também diminuímos o número de tampas de plástico”; “Para diminuir os copos de papel de café podemos usar copos de vidro ou chávenas de porcelana”. Os resultados evidenciam que a atividade, de carácter interdisciplinar sobre Educação Ambiental, contribuiu para o desenvolvimento de competências das diversas unidades curriculares. Os estudantes revelaram um grande envolvimento em todos os momentos, mobilizando conhecimentos anteriores e desenvolvendo, progressivamente, o conhecimento sobre os 3R, com ênfase na reciclagem, e competências sociais e digitais, que poderão ser aplicadas nos contextos de trabalho.