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Raquel Mendes Lopes, Nádia

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  • Curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação de jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)
    Publication . Barbas, Maria Potes; Lopes, Nádia
    O presente artigo pretende apresentar o processo evolutivo do primeiro Curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho que se encontra disponível em http://w3.ese.ipsantarem.pt/literaciadigital/, não conferente de grau, no Ensino Superior em Portugal, destinado a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%. O Curso apresenta-se como uma réplica adaptada (ao contexto cultural, pedagógico e científico Português) do modelo que funciona há doze anos na Universidade Autónoma de Madrid. A formação a decorrer na Escola Superior de Educação de Santarém teve o seu início no dia 11 de outubro de 2018 e irá decorrer durante dois anos letivos (quatro semestres). A necessidade de implementar um programa desta natureza em Portugal justifica-se uma vez que existe uma falta de resposta de formação profissional para jovens DID, preparando-os para, em função das suas capacidades, se poderem integrar no mercado de trabalho. Acresce ainda que o novo quadro legal que pode ser verificado no seguinte endereço eletrônico https://dre.pt/home/-/dre/117663335/details/maximized entra em vigor a partir deste ano “convida” as empresas a contratar pessoas com dificuldades em entidades com mais de 75 colaboradores. De referir também que este curso irá dar resposta ao ponto 8.1 do Parecer “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior” do Conselho Nacional de Educação: “Tornar o ensino Superior acessível a todos e mais democrático é tarefa do Estado e da Sociedade” (2017, p. 7). Sendo assim, a ênfase desse texto recai na Educação Inclusiva, na Literacia Digital, nas possibilidade de inserção no mercado de trabalho, também nas ações voltadas para a inovação e nos impactos dessa formação para uma sociedade que se pretende inclusiva.