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Silva Ferreira Lima Miranda Nogueira, Maria Filipa

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  • A gestão discricionária dos inventários através de atividades reais: o caso das pequenas e médias empresas do setor comercial em Portugal
    Publication . Nogueira, Maria Filipa da Silva Ferreira de Lima Miranda; Ferreira, Augusta; Ferreira, Carlos
    O presente estudo demonstra a evidencia da gestão discricionária de atividade real sobre os inventários, em 30.797 Pequenas e Média Empresas (PME) portuguesas do setor comercial e a sua influência na informação financeira, recorrendo à adaptação da metodologia quantitativa usada por Roychowdhury (2006). Numa primeira fase, realiza-se o estudo da suspeição da utilização de discricionariedade sobre os fluxos de caixa, sobre o custo da mercadoria vendida (CMV), e sobre o volume de inventários detidos pelas empresas. Segue-se o estudo da discricionariedade incluída na gestão comercial das empresas e a sua relação com itens contabilísticos como inventários, dividas a receber, dividas a pagar, imposto e resultados contabilísticos. O presente trabalho teve como base a teoria da agência e a teoria positiva da contabilidade. Os resultados apurados confirmaram ambas as teorias, quando existe conflito de interesse o gestor procura atuar de forma a maximizar o seu bem-estar recorrendo a discricionariedade. A discricionariedade provoca alterações deliberadas na realidade económica e financeira das empresas e, consequentemente, nas demonstrações financeiras que são o elemento de suporte à tomada de decisão, por esse motivo é provocada, deliberadamente, assimetria de informação entre o proprietário e os demais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discricionariedade incluída na gestão de inventários está relacionada a gestão comercial. Os gestores têm o poder de optar por atividades reais para atingir os seus objetivos. Estas opções provocam alterações no valor dos relatos financeiros das empresas, o que pode ser estimulante para os gestores que pretendem apresentar demonstrações financeiras que satisfaçam os requisitos dos stakeholders e os seus próprios interesses.