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  • Aprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanas
    Publication . Mercê, Cristiana; Davids, Keith; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Correia, Vanda; Cordovil, R.
    O presente estudo visou investigar se aprender a andar de bicicleta (ciclar) na infância pode ser moldado pelo constrangimento da tarefa relativo ao tipo de bicicleta de aprendizagem, i.e., bicicleta de equilíbrio (BE) e com rodas laterais (BRL). Participaram no programa Learning to Cycle 25 crianças (entre 3-7 anos, M=6,08±1,19 anos) que não sabiam ciclar previamente, divididas em 2 grupos. Um grupo treinou com a BE e o outro com a BRL. A aquisição do ciclar autónomo foi avaliada com base em marcos de ciclar: (i) iniciar, (ii) pedalar em equilíbrio por pelo menos 10 metros consecutivos e (iii) travar. Para adquirir o ciclar autónomo o participante teria de atingir todos os marcos sem ajuda. Após 6 sessões de treino as crianças transitaram para a bicicleta tradicional, registando-se o número de dias que cada criança necessitou para adquirir cada marco. O programa teve uma taxa de sucesso de 88% para a aquisição do ciclar autónomo, com 100% no grupo da BE e 75% no da BRL. Os participantes da BE adquiriram todos os marcos, bem como o ciclar autónomo, mais rapidamente do que os da BRL. O número de dias necessários para o pedalar em equilíbrio foi associado positivamente ao índice de massa corporal. Não foi encontrada qualquer correlação com a competência motora. O programa Learning to Cycle foi eficaz na aprendizagem de ciclar para crianças a partir dos 3 anos de idade. O uso da BE em detrimento da BRL parece conduzir a uma aprendizagem mais eficaz e eficiente do ciclar autónomo.
  • Learning to cycle: why is the balance bike more efficient than the bicycle with training wheels?
    Publication . Mercê, Cristiana; Davids, Keith; Cordovil, R.; Catela, David; Branco, Marco A. C.
    Recent research indicates that the balance bike (BB) is most efficient to learn to cycle than the bicycle with lateral training wheels (BTW), but reasons for this are still unknown. This study aimed to investigate the cause of the BB's higher learning efficiency by analysing the variability of the children and the bicycles when learning, during the “Learning to Cycle” program. Participants were 23 children (6±1,2 years), divided into two training groups: BB (N=12) and BTW (N=11). Angular velocity data were obtained from inertial sensors (IMU) placed on the child and on the bicycle. Data while cycling was collected at three moments: i) before the program with the group’s training bicycle (O1), ii) after six sessions with the same bicycle (O2), and iii), two months after the program, using a traditional bicycle (O3). Variability was assessed using the largest Lyapunov exponent. Results showed that the BB provided greater postural variability than the BTW during learning (O1 and O2), potentially leading to more adaptive responses when transitioning to the traditional bicycle (O3).