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- “Do prato ao prado”- A compostagem e a literacia como uma estratégia de bioeconomiaPublication . Macário, Miguel; Saraiva, Raquel; Saraiva, Artur; Figueiras, Rui; Oliveira, MargaridaA população mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050 (Organização das Nações Unidas [ONU), 2019), o que constitui uma elevada pressão nos sistemas de produção de alimentos. Paralelamente, cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos (Richards et al., 2021), sendo crucial uma aposta na Bioeconomia Sustentável que contribua para a redução do consumo excessivo, mas também do desperdício alimentar. Os Bioresíduos tanto urbanos como de agroindústrias constituem uma fonte importante de matérias-primas para a implementação da Bioeconomia, promovendo a economia circular e aumentando a eficiência da utilização de recursos (Tong et al., 2018). Em 2023 os biorresíduos urbanos deverão ser separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente, (Diretiva (UE) 2018/851, 2018; Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável [PABS], 2021), criando-se aqui uma força motriz para a implementação estratégias de Bioeconomia, que respondam de forma efetiva às necessidades dos territórios. A estratégia do prato ao prado, aqui proposta, através de um processo de compostagem, pode constituir a solução integrada para a implementação de uma Bioeconomia mais sustentável (PABS, 2021). A compostagem e a literacia podem parecer, numa fase inicial, não relacionadas, mas a forma como estas duas disciplinas interagem é fundamental para o processo de aprendizagem da sociedade e o sucesso tecnológico. A compostagem é um processo biotecnológico em que os microrganismos convertem matéria orgânica, como estrume, lamas, folhas, papel, lenha da poda e resíduos alimentares, em material compostado (Rynk et al., 1992). Os processos de compostagem representam uma alternativa ecologicamente correta e promissora, à deposição em aterro sanitário, originando um corretivo orgânico, com impacte positivo tanto no solo como nas plantas (Milinković et al., 2019). A possibilidade de transformar biorresíduos num produto de valor acrescentado para o nosso planeta é como um boletim de sustentabilidade: quanto maior for a classificação, mais tempo o nosso planeta pode fornecer os recursos de que necessitamos para sobreviver. Assim, as competências que constroem uma sociedade forte e sustentável começam na sala de aula, sendo crucial a sensibilização da sociedade para a necessidade de gestão dos biorresíduos, mas também para a capacitação das pessoas para o próprio processo de compostagem (United States Environmental Protection Agency [EPA], 2021). Apesar dos benefícios existentes, subsistem alguns constrangimentos, pelo que este bioprocesso precisa de ser ajustado do ponto de vista da duração, emissões de gases e odores, seleção de biorresíduos, separação na fonte e definição de misturas (EPA, 2021; Fogarassy et al., 2021). A presente comunicação oral visa descrever alguns dos principais componentes da literacia em compostagem, incluindo a definição de biorresíduos, o planeamento do processo de compostagem, a seleção do tipo de compostor e local de compostagem, a seleção de biorresíduos, a definição das misturas adequadas ao processo, os parâmetros de monitorização do processo, bem como a sua aplicação final. A utilização de composto produzido na agricultura é sem dúvida uma oportunidade de fechar o ciclo dos nutrientes, melhorando a estrutura do solo e melhorando a eficiência de produção dos alimentos (Torrijos et al., 2021). Os impactes ambientais e as perspetivas futuras também são destacados para fornecer mais informações sobre a aplicação deste bioprocesso para fechar o ciclo da bioeconomia circular.